CNMP/DF abrirá concurso com 87 vagas e cadastro

A carreira de técnico requer requer ensino médio completo, já a de analista necessita de diploma de graduação. No momento, não há previsão para o lançamento do edital

Camila Diodato   Publicado em 25/09/2014, às 10h09

O Conselho Nacional do Ministério Público(CNMP) divulgou que o seu primeiro concurso público terá 87 oportunidades imediatas, além de cadastro reserva, destinadas para as carreiras de técnico e analista. Todas as vagas serão lotadas em Brasília, onde fica a sede do órgão.

Candidatos que possuem certificado de ensino médio completo, emitido por instituição reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação), poderão pleitear o cargo de técnico nas áreas de administração (45) e segurança institucional (4).

Já os profissionais com formação superior terão a possibilidade de se candidatar à função de analista nas especialidades de direito (18), arquivologia (1), comunicação social (2), estatística (1), contabilidade (1), engenharia civil (1), controle interno (2), gestão pública (5), desenvolvimento de sistemas (6) e suporte e infraestrutura (1).

O responsável pelo setor de comunicação do órgão informou que ainda não há previsão para o lançamento do edital, já que, agora, serão iniciados os trâmites para a realização do processo seletivo - como a contratação da empresa organizadora e a elaboração do próprio edital.

Número de vagas – Para chegar ao quantitativo de 87 postos, o CNMP esperou que o processo de redistribuição de servidores fosse concluído para verificar o número de cargos em aberto.

Em junho, o órgão havia publicado uma portaria que dava a possibilidade do funcionário optar entre o quadro de pessoal do conselho e do Ministério Público da União (MPU). No total, 61 servidores do conselho preferiram ingressar para o quadro da MPU.

Conheça o CNMP – Criado em 30 de dezembro de 2004 e formado por 14 membros, o Conselho Nacional do Ministério Público atua na fiscalização administrativa, financeira e disciplinar do Ministério Público no Brasil e de seus membros, respeitando a autonomia da instituição.

O conselho tem como objetivo orientar e inspecionar todos os ramos do MP brasileiro, sendo eles o Ministério Público da União (MPU) – composto pelo Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Militar (MPM), Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) – e o Ministério Público dos Estados (MPE).


APOSTILA PARA O CONCURSO CNMP - CLIQUE AQUI.