Edital deve ser publicado ainda no primeiro semestre. Superior em qualquer área e inicial de R$ 13.623
Fernando Cezar Alves Publicado em 14/02/2014, às 14h46
O Instituto Rio Branco, vinculado ao Ministério das Relações Exteriores, já conta com oferta de vagas definida para o concurso de diplomatas. Ao todo serão 18 oportunidades, de acordo com a portaria 77, de 13 de fevereiro, que estabelece as normas para a realização do concurso, cujo edital está previsto para ser liberado ainda neste semestre.
A remuneração inicial da carreira é de R$ 13.623,19 e para concorrer é necessário possuir curso de nível superior em qualquer área de formação. A distribuição das vagas pelos estados ainda será confirmada.
De acordo com a portaria, a primeira fase será composta de questões versando sobre língua portuguesa, história do Brasil, história mundial, geografia, política internacional, inglês, noções de economia, noções de direito e direito internacional público.
A segunda fase será composta de uma prova discursiva sobre língua portuguesa.
Na terceira, os candidatos serão submetidos a questões discursivas sobre história do Brasil, geografia e política internacional, língua inglesa, noções de economia, noções de direito e direito internacional público, língua espanhola e língua francesa
A portaria também determina um prazo de 45 dias entre a publicação do edital e aplicação das provas da primeira fase.
A organizadora já está definida e será o Cespe/UnB.
Os aprovados em todas as fases são submetidos a um curso de formação profissional.