Colinas/MA realizará novo concurso público

A prefeitura receberá as propostas das empresas no próximo dia 28. O último concurso do órgão aconteceu em 2013 e contou com vagas para diretor e vice-diretor escolar

Camila Diodato   Publicado em 13/03/2014, às 12h37

Localizada na região centro-oeste do Maranhão, a Prefeitura de Colinas divulgou no Diário Oficial da União de ontem (12) que realizará licitação para a escolha da organizadora do próximo concurso.
Os envelopes com as propostas serão recebidos no dia 28 de março na Secretaria Municipal de Administração. Depois de selecionar a empresa que organizará o processo seletivo, espera-se que o edital seja publicado o mais rápido.
Seleção anterior
No ano passado, a prefeitura abriu 31 vagas, sendo 20 para a colocação de diretor escolar e 11 para vice-diretor escolar. Do total de oportunidades, 5% ficaram reservadas aos portadores de deficiência.
Ambos os cargos exigiam licenciatura em pedagogia com habilitação em gestão escolar ou administração escolar ou licenciatura com pós-graduação na área de gestão escolar. Os nomeados recebem remuneração de acordo com o previsto no plano de carreira, cargos e salários do magistério do sistema de educação de Colinas. As jornadas são de 40 horas semanais.
Na época, quem organizou o certame foi o Instituto Ludus e as taxas de inscrições custaram R$ 50.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.