Colmeia/TO prepara concurso público com 129 vagas

Haverá oportunidades para candidatos com ensinos fundamental, médio e superior. Banca organizadora já foi contratada

Camila Diodato   Publicado em 02/10/2014, às 12h00

Distante 226 km da capital tocantinense e conhecida como a “Princesinha do Tocantins”, a cidade de Colmeia receberá um concurso público com 129 oportunidades para serem preenchidas no quadro de pessoal da prefeitura local.

Segundo a secretária de Administração do município, o certame terá vagas com exigência de níveis fundamental, médio, técnico e superior. As ofertas serão distribuídas em diversos cargos, sendo os de assistente administrativo, professor e médico alguns deles.

Até o momento não foi definida a data para a publicação do edital já que a assinatura do contrato com a banca organizadora ocorreu há poucos dias, em 29 de setembro. A empresa escolhida para planejar, organizar e executar o processo seletivo foi a Amiga Pública.

A vigência do contrato com a instituição especializada na prestação de serviços para a realização do concurso para o município vai até 29 de março de 2015. 

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.