Tumulto e depredação cancelam prova para agente

Divulgado comunicado de esclarecimento sobre o cancelamento das provas que seriam aplicadas no último domingo (8), para o concurso público que visa preencher 500 vagas e formação de cadastro de reserva para o cargo de agente de autoridade de trânsito

Redação   Publicado em 09/05/2011, às 10h32

A Prefeitura Municipal de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), divulgou comunicado de esclarecimento sobre o cancelamento das provas que seriam aplicadas no último domingo (8), para o concurso público que visa preencher 500 vagas e formação de cadastro de reserva para o cargo de agente de autoridade de trânsito.

De acordo com o Centro de Estudos Avançados e Treinamento (Ceat), entidade responsável pelo concurso público, o atraso de vários fiscais de prova decorrente ao trânsito nas proximidades do local de prova, provocou tumulto causado por alguns candidatos, que não toleraram a prorrogação de trinta minutos e invadiram as salas de aula, furtando as provas que já estavam distribuídas aos candidatos.

“Houve uma baderna generalizada, com invasão e depredação do estabelecimento. causada por pessoas que, nitidamente, queriam conturbar o processo seletivo, alguns deles, inclusive, com notórios sinais de embriaguez, fatos que foram devidamente registrados em Boletim de Ocorrência Policial”, relata a organizadora do concurso.

Leia o comunicado na íntegra no anexo ao lado. Nova data de prova será divulgada oportunamente.

Sobre o concurso

vaga -  O posto exige ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria mínima ‘A/B’. O vencimento será de R$ 415, mais gratificação de exercício do cargo de R$ 1.244,58 e beneficio de auxilio alimentação. A jornada de trabalho será de 30 horas semanais.

Os contratados receberão curso de formação profissional de agente de autoridade de trânsito de 180 horas.

Prova - A prova terá duração de quatro horas e abordará em 60 questões os temas de língua portuguesa, matemática, legislação municipal e código de transito brasileiro.

Os aprovados terão segunda fase com teste de capacidade física e teste de avaliação psicológica.

Douglas Terenciano

Veja também:

SEFAZ/RJ: secretaria abre 73 vagas de oficial da fazenda

Taubaté/SP: prefeitura oferece 508 oportunidades na área da saúde

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.