Aeronáutica abre concurso com 288 vagas de sargento

Oportunidades no concurso da Aeronáutica são para candidatos que possuem o nível médio, para ingresso no curso de formação de sargentos. As inscrições serão recebidas até o dia 14 de agosto

Patricia Lavezzo   Publicado em 05/07/2017, às 11h58

Entra em vigor nesta sexta-feira (21) o prazo de inscrição do concurso da Aeronáutica para admissão ao curso de formação de sargentos para o segundo semestre de 2018. A seleção visa o preenchimento de 288 vagas para ambos os sexos. Do total de ofertas, 23 são destinadas a aeronavegantes (militar ou civil que exerce função específica a bordo de aeronaves), sendo 14 para a especialidade de comunicações e nove para foto inteligência.
Para os não-aeronavegantes são reservadas 137 vagas, distribuídas entre as especialidades de eletricidade e instrumentos (18), meteorologia (10), suprimento (14), informações aeronáuticas (10), cartografia (6), desenho (5), estrutura e pintura (8), eletromecânica (12), metalurgia (6) e bombeiro (18), além de guarda e segurança (30) que é destinada apenas ao sexo masculino. 
APOSTILAS ONLINE E IMPRESSA AERONÁUTICA - CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS
As outras 128 oportunidades do concurso da Aeronáutica são para controle de tráfego aéreo. 
Interessados em concorrer a uma das vagas devem possuir diploma de conclusão de curso de nível médio expedido por estabelecimento de ensino reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e não ter menos de 17 anos e nem completar 25 anos até o dia 31 de dezembro de 2018.
O concluinte do curso será promovido ao posto de 3º sargento, cuja remuneração inicial é de R$ 3.584.

Inscrição no concurso da Aeronáutica


A participação no concurso da Aeronáutica deverá ser garantida até as 15h do dia 14 de agosto. O cadastro deverá ser realizado exclusivamente pela internet, através dos endereços eletrônicos www.fab.mil.br/eear e http://ingresso.eear.aer.mil.br.
Haverá, ainda, uma taxa de inscrição, no valor de R$ 60, que deverá ser efetuada até a data limite de 18 de agosto, observado o horário de funcionamento da rede bancária.

Avaliações do concurso da Aeronáutica


Os candidatos serão submetidos à prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório. Ela será composta por questões de múltipla escolha sobre as matérias de língua portuguesa, língua inglesa, matemática e física. 
A avaliação será aplicada no dia 29 de outubro nas localidades onde se encontram as Organizações Militares de Apoio: Belém/PA, Recife/PE, Fortaleza/CE, Salvador/BA, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, São Paulo/SP, São José dos Campos/SP, Campo Grande/MS, Canoas/RS, Curitiba/PR, Brasília/DF, Manaus/AM e Porto Velho/RO. No ato da inscrição o candidato deverá escolher o local onde deseja realizar a prova. 
O concurso da Aeronáutica ainda será constituído das seguintes etapas: inspeção de saúde; exame de aptidão psicológica; teste de avaliação do condicionamento físico; e validação documental.

Curso de formação de sargentos da Aeronáutica


Com início no segundo semestre de 2018, o curso de formação de sargentos será realizado na Escola de Especialistas de Aeronáutica, em Guaratinguetá/SP. Ele será ministrado sob regime de internato militar, com duração aproximada de dois anos e abrangerá instruções nos campos geral, militar e técnico-especializado.
Segundo o edital, um período de instrução de aproximadamente 40 dias corridos, em regime de internato, contados a partir da data do início do curso, será ministrado exclusivamente de forma coletiva aos que vierem a ser matriculados, fazendo parte do estágio de adaptação à vida na caserna, estando inserido na instrução do campo militar.
Durante a realização do curso, o aluno fará jus à remuneração fixada em lei, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária.
A formação nas especialidades do curso de formação de sargentos é reconhecida pelo MEC como curso técnico de nível médio, constando no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.