Concurso da Aeronáutica encerra hoje inscrições para mais de 500 vagas

Destinadas a profissionais de nível superior, chances no concurso da Aeronáutica estão distribuídas entre 19 Estados e o Distrito Federal. Carreira militar oferece salário inicial de R$ 7,3 mil

Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br   Publicado em 03/02/2020, às 15h05 - Atualizado em 17/02/2020, às 09h08

Divulgação

Encerra-se nesta segunda-feira (17) o período de inscrições para o concurso da Aeronáutica destinado a preencher ao menos 540 vagas temporárias para prestação do serviço militar voluntário em diversas regiões do país. O salário inicial para oficial é de R$ 7.315.

A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou quatro editais para cargos de nível superior. Três deles são específicos para as áreas de saúde (385 chances), segurança e defesa (21) e magistério (número de postos não definido). O quarto reúne 134 ofertas em várias especialidades.

Além do Distrito Federal, a seleção conta com vagas em cidades do Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.

Concurso da Aeronáutica: vagas em disputa

Há oportunidades para profissionais com formação em administração, análise de sistemas, arquitetura, arquivologia, teologia, ciências contábeis, engenharia civil, engenharia de computação, economia, educação física, engenharia elétrica, engenharia de minas, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, engenharia mecânica, musicoterapia, nutrição, pedagogia, psicologia, relações públicas, direito, serviço social, engenharia de telecomunicações, terapia ocupacional, medicina, odontologia, farmácia e magistério. As vagas para segurança e defesa admitem candidatos com graduação em qualquer curso.

No caso das ofertas para professor, elas estão distribuídas entre as seguintes especialidades: biologia, educação física, educação religiosa, física, geografia, história, língua inglesa, filosofia, matemática, sociologia, língua portuguesa, direito, sistemas de informação, química, relações internacionais, administração e estatística.

Como se inscrever

As inscrições para o concurso da Aeronáutica são recebidas somente pela internet, mediante a realização de cadastro no site www.convocacaotemporarios.fab.mil.br. Não há cobrança de taxa de participação. 

O processo seletivo é organizado pela Diretoria de Administração do Pessoal (Dirap). Em caso de dúvidas, os participantes podem obter mais informações com a banca por meio do e-mail ouvidoria.dirap@fab.mil.br.

Concurso da Aeronáutica: conheça as etapas

A seleção envolverá as seguintes fases: validação documental e avaliação curricular, entre 2 e 31 de março; teste físico, de 29 de abril a 8 de maio; inspeção de saúde e avaliação psicológica, de 15 a 30 de junho; e aula didática (apenas para área do magistério), de 6 a 10 de agosto.

De acordo com os editais, o Estágio de Serviço Técnico (EST) terá duração de um ano, com início em 17 de agosto. O vínculo poderá ser sucessivamente prorrogado por períodos de 12 meses, até o limite de 96 meses – desde que a idade do militar não exceda 45 anos.

+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital na página do concurso da Aeronáutica

concursos abertos concursos 2023 provas anteriores

Leia também

Concurso Aeronáutica: último dia de inscrições para sargento
Concurso ITA: divulgado resultado final para 120 vagas
Concurso Aeronáutica: publicado edital com 156 vagas de sargento
Concurso ITA: saiu gabarito da prova objetiva para 120 vagas
Concurso ITA: divulgados locais de prova para 120 vagas