O concurso AL CE (Assembleia Legislativa do Ceará) deverá contar com oportunidades de níveis médio e superior, com iniciais de até 4,5 mil
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 04/11/2019, às 10h41 - Atualizado às 13h50
O concurso AL CE (Assembleia Legislativa do Ceará) já conta com comissão organizadora formada, de acordo com publicação em diário oficial, no último dia 1 de novembro. O grupo é responsável pela elaboração do edital e iniciar o processo de escolha da banca organizadora. Além disso, um dia antes, em 31 de outubro, o presidente da casa, deputado José Sarto (PDT), reforçou os preparativos para o certame. De acordo com ele, a seleção faz parte de um pacote de reorganização e modernização da casa. Ressaltou que o concurso faz parte do projeto de resolução 14/19, de autoria da mesa diretora, que trata também da criação de cargos comissionados. Desta forma, novas informações serão confirmadas em breve.
O concurso será para o preenchimento de 100 vagas, sendo 30 para cargos com exigência de ensino médio e 70 para nível superior. As remunerações iniciais devem variar de R$ 2.200 a R$ 4.500.
O presidente também adiantou que a seleção deverá abranger 16 áreas de conhecimento, incluindo direito, economia, administração, contabilidade, tecnologia da informação, jornalismo, publicidade, engenharia civil,arquitetura e letras. "Isso tudo foi estudado atuarialmente, porque o concurso público tem repercussão para a vida do Tesouro Estadual. O servidor público, passando do estágio probatório, ele tem direitos, e isso tem repercussão na Previdência. Então a gente tem que fazer a coisa com muita responsabilidade", disse.
O presidente já havia antecipado que o certame contaria com oportunidades na área de direito. "Por ser uma Assembleia, temos órgãos como a Procuradoria e a Consultoria, mas também economia, administração, contabilidade, tecnologia da informação, jornalismo, publicidade, engenharia civil, arquitetura e português”.
Também ressaltou que o órgão possui o mesmo organograma desde 1993 e, desde então, diversos órgãos internos foram criados, como a TV Assembleia, Procuradoria, Escritório Frei Tito, conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos e Escola Superior do Parlamento.
Por fim, ressaltou que as carreiras da AL CE contarão com melhorias na remuneração básica. “Fizemos um estudo financeiro muito rigoroso. Pegamos gratificações, incorporamos ao vencimento-base e comprimimos um pouquinho a carreira", explicou, acrescentando que os níveis de carreira tiveram redução obedecendo à analogia com o Governo do Estado e o Tribunal de Contas do Estado
A comissão responsável, publicada em 1 de novembro, é presidida pelo servidor Marcus Vinicius Melo Cruz e conta, ainda, com os seguintes membros: Josaina Menezes Fontenelle Sousa, Marcelo Maia Fernandes, Édipo Henrique Pessoa de Oliveira, Gustavo Sampaio Brasilino de Freitas e Maria Luiza dos Santos Veras.
O último concurso AL CE ocorreu em 2012, quando foram oferecidas 63 vagas, todas destinadas ao cargo de analista legislativo, com exigência de nível superior. Além disso, o concurso também foi destinado para formar cadastro reserva de pessoal. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cebraspe.
A seleção contou com provas objetivas, discursivas e análise de títulos. A parte objetiva contou com 120 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos.