O concurso da Alepi Pi (Assembleia Legislativa do Estado do Piauí) será para carreiras de técnicos e analistas legislativos, de níveis médio e superior
Fernando Cezar Alves Publicado em 28/09/2023, às 10h22
A publicação do edital do novo concurso Alepi PI (Assembleia Legislativa do Estado do Piauí) deve ocorrer em breve. Na última quarta-feira, 27 de setembro, foi confirmado o nome da banca organizadora, que será o Instituto Idecan. Com isso, a liberação depende apenas da assinatura do contrato, que deve ocorrer nos próximos dias. O projeto básico da seleção, documento utilizado para escolha da empresa, adianta a distribuição de vagas por cargos.
Ao todo, a Alepi deve oferecer 201 vagas de analistas legislativos e técnicos legislativos, entre vagas e cadastro de reserva. As oportunidades serão para cargos com exigência de ensino médio e nível superior. Além disso, posteriormente, uma nova seleção será realizada para a carreira de policial legislativo.
Uma vez publicado o edital, o prazo de inscrições deve ser de, no mínimo, 30 dias corridos.
Para analistas, a distribuição será a seguinte :
Para técnicos legislativos:
No caso de policial legislativo, a publicação do edital está previsto para ser divulgado em 2024, com uma oferta de 100 oportunidades. O posto ainda será criado, para substituir a função que hoje é feita por policiais militares.
A seleção contará com três etapas:
A parte objetiva deve contar com 60 questões, da seguinte forma:
Em conhecimentos gerais, os temas versarão sobre:
Em conhecimentos específicos:
O último concurso Ale Pi ocorreu em 2019, quando foram oferecidas 41 vagas, sendo 20 para cargos com exigência de ensino médio e 21 para nível superior. A banca organizadora, na ocasião, foi a Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Para ensino médio, a seleção foi para assessor técnico legislativo nas seguintes especialidades:
Para nível superior, para consultor legislativo nas seguintes áreas: