Concurso AMU SP: PLC na Alesp cria nova autarquia, que pode gerar seleção inedita

Projeto de lei complementar na Assembleia Legislativa de São Paulo pode gerar primeiro concurso AMU SP (Agência de Mobilitdade Urbana)

Fernando Cezar Alves   Publicado em 06/04/2023, às 11h14 - Atualizado às 14h13

Assembleia Legislativa de São Paulo: divulgação

Tramita, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o projeto de lei complementar 56/2023, que visa a criação de uma nova autarquia no estado, para preenchimento de vagas por meio de concursos públicos. Desta forma, caso a proposta seja aprovada, poderá ser realizado o primeiro concurso AMU SP (Agência de Mobilidade Urbana do Estado de São Paulo).

A proposta foi apresentada no último dia 30 de março, pelo deputado Edmir Chedid (União). Porém, pelo texto inicial, a nova autarquia seria denominada como Agência Reguladora de Transporte Coletivo de Passageiros do Estado de São Paulo (ATCESP). No entanto, o projeto conta com um substitutivo, apresentado pela depudada Edna Macedo (Republicanos) que altera a denominação para AMU SP.

O texto ainda deve tramitar pelas diversas comissões internas na Alesp, antes de ser votado no plenário da casa.

De acordo com o substitutivo, a nova autarquia, caso aprovada, contará com regime especial, dotada de autonomia orçamentária, financeira, técnica, funcional, administrativa e poder de polícia, com prazo de duração indeterminado, cuja finalidade é promover o planejamento, regulação, gerenciamento e fiscalização de todas as
modalidades de serviços públicos de transporte terrestres de passageiros, permitidos ou concedidos, no âmbito da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e da Secretaria de Parcerias em Investimentos, à entidades de direito privado.

Segundo o texto, ficará vinculada à AMU/SP, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S.A – EMTU/SP, empresa pública reguladora de atividade econômica, para planejar,gerenciar e fiscalizar os serviços de transporte coletivo intermunicipal de passageiros sobre pneus.

Além disso, diz o texto, "ficará a cargo e responsabilidade da AMU/SP todas as ligações de transporte intermunicipais atribuídas pelo Poder Executivo dentro da sua área de abrangência".

O inciso primeiro do artigo 32 da proposta determina que o preenchimento de vagas na nova autarquia, caso criada, será por meio de concurso, podendo haver inicialmente cessão de empregados das empresas vinculadas, com o seguinte texto:

O preenchimento das vagas, no caso, deverá ser feito pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Concurso AMU SP: veja as atribuições previstas para a nova autarquia

concursos concursos 2024 concursos sp (são paulo) provas anteriores