Concurso ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) tem previsão de até 126 vagas, em diversos cargos
Fernando Cezar Alves Publicado em 28/02/2024, às 11h05
A realização do novo concurso ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) segue em pauta. De acordo com as últimas informações, a agência deve encaminhar, nas próximas semanas, um novo pedido de autorização para o Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos. A solicitação deve ser encaminhada, no mais tardar, até 31 de maio, data limite para que as contratações possam ser consideradas no orçamento federal de 2025. Um pedido já havia sido enviado em 2023.
Atualmente, a agência conta com 128 vagas em aberto, que poderão ser preenchidas por meio do novo certame, da seguinte forma:
Para as carreiras de técnico administrativo e técnico em regulação de petróleo é necessário possuir ensino médio para ingresso e para especialistas e analistas, formação de nível superior.
O último concurso ANP ocorreu em 2015, quando foram oferecidas 34 vagas para técnicos administrativo e regulação, com exigência de ensino médio ou médio técnico. A banca, na ocasião, foi a Fundação Cesgranrio. A lotação dos postos foi no Rio de Janeiro e Distrito Federal
Do total de postos, 20 foram para técnico administrativo e 14 para técnico em regulação em petróleo e derivados, álcool combustível e gás natural.
A seleção contou com provas objetiva e de redação, com quatro horas de duração.
O exame objetivo contou com 60 questões de múltipla escolha, sendo:
A parte de conhecimentos básicos versou sobre: