Concurso ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) tem previsão de até 124 vagas, em diversos cargos
Fernando Cezar Alves Publicado em 09/05/2023, às 09h10 - Atualizado às 15h11
Um novo pedido de autorização para o concurso ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) deve ser encaminhado para o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos até o próximo dia 31 de maio. A data corresponde ao prazo limite para que as contratações possam ser consideradas no orçamento federal de 2024.
Embora a distribuição de vagas e cargos ainda não tenha sido confirmada, a ANP conta, atualmente, com 126 vagas em aberto, das seguinte forma:
Para as carreiras de técnico administrativo e técnico em regulação de petróleo é necessário possuir ensino médio para ingresso e para especialistas e analistas, formação de nível superior.
O último concurso ANP ocorreu em 2015, quando foram oferecidas 34 vagas para técnicos administrativo e regulação, com exigência de ensino médio ou médio técnico. A banca, na ocasião, foi a Fundação Cesgranrio. A lotação dos postos foi no Rio de Janeiro e Distrito Federal
Do total de postos, 20 foram para técnico administrativo e 14 para técnico em regulação em petróleo e derivados, álcool combustível e gás natural.
A seleção contou com provas objetiva e de redação, com quatro horas de duração.
O exame objetivo contou com 60 questões de múltipla escolha, sendo:
A parte de conhecimentos básicos versou sobre: