Um novo concurso Arquivo Nacional pode ser autorizado no decorrer dos próximos meses; cargos e vagas ainda serão confirmados
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 27/04/2022, às 08h49 - Atualizado às 14h16
Um novo concurso Arquivo Nacional pode ser realizado no decorrer dos próximos meses. Acontece que a coordenadora de gestão de pessoas do órgão, Amanda Nunes, encaminhou uma solicitação de aval para contratações ao Ministério da Justiça. A expectativa é de que até o próximo dia 30 seja confirmado o aval da Justiça. Caso seja aprovado, o pedido deve seguir para o Ministério da Economia até 31 de maio. O número de vagas ainda não foi confirmado, bem como a oferta de vagas que poderá ser contemplada. Novas informações podem ser confirmadas em breve.
De qualquer forma, de acordo com o documento que solicita a autorização, além da real necessidade de servidores, o Arquivo Nacional também conta com um grande número de pessoal já em condições de se aposentar e que poderão se afastar nos próximos anos. De um total de 361 funcionários ativos, 143 estão nesta situação, de acordo com ela, com possibilidade de chegar a 160 em 2026.
De acordo com um cronograma preliminar, caso o concurso seja autorizado, os membros da comissão devem ser nomeados em até 30 dias da autorização, com contratação da banca até três meses após o aval e publicação do edital até dois meses após a assinatura do contrato.
Embora a oferta de vagas e cargos não tenham sido anunciados, a atual necessidade efetiva é de 59 servidores, da seguinte forma:
O último concurso Arquivo Nacional ocorreu em 2006, quando foram oferecidas 102 vagas para cargos de níveis médio e superior. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Universidade José Bonifácio (FUJB)
No caso de ensino médio, a oferta foi para os seguintes cargos:
Para quem possui formação de nível superior:
A lotação das vagas foi no Distrito Federal e Rio de Janeiro
concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores