Avaliações objetiva e discursiva do concurso do Bacen (Banco Central) estavam marcadas para 19 de maio, em todas as capitais brasileiras. Ainda não há nova data para aplicação definida
Samuel Peressin Publicado em 09/05/2024, às 07h21 - Atualizado às 07h28
As provas do concurso do Bacen (Banco Central), inicialmente marcadas para 19 de maio, foram adiadas devido às chuvas no Rio Grande do Sul. Ainda não há nova data para aplicação definida.
Como noticiou o JC Concursos ontem (8), a instituição financeira já havia cancelado a consulta aos locais de exames, prevista para começar nesta sexta-feira (10).
Em razão da situação de calamidade no Rio Grande do Sul, BC decide adiar concurso públicohttps://t.co/11aehigNk3
— Banco Central BR (@BancoCentralBR) May 8, 2024
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
Os temporais que atingem o território gaúcho desde 29 de abril já deixaram ao menos 100 mortos e cerca de 230 mil pessoas fora de casa, conforme o último boletim divulgado pela Defesa Civil. Mais de 420 municípios foram afetados.
As provas objetiva e discursiva seriam aplicadas em todas as capitais brasileiras, pela manhã e à tarde, respectivamente. Além das avaliações escritas, as demais fases da seleção incluem:
O certame é organizado pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos). Em caso de dúvidas, os candidatos podem contatar a banca pelo telefone (61) 3448-0100, além do e-mail sac@cebraspe.org.br.
Ao todo, estão em disputa 300 vagas de nível superior para funções de analista, com salário de R$ 20.924,80. Os interessados puderam se inscrever entre 22 de janeiro e 20 de fevereiro.
Entre as oportunidades, 100 são para contratação imediata e 200 para formação de CR (cadastro reserva) — desse total, 20% são destinadas a negros e 5% a pessoas com deficiência.
Com lotação em Brasília (DF), as vagas são voltadas a profissionais graduados em qualquer área do conhecimento. Os candidatos puderam escolher entre duas especialidades para atuação:
A seleção terá validade de seis meses, a contar da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da instituição financeira, conforme estabelece o edital.
+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso do Bacen
concursos autorizados concursos abertos concursos 2024 provas anterioresCriado pela lei 4.595, de 31 de dezembro de 1964, o Banco Central do Brasil (Bacen) é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Fazenda, que tem por missão assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e um sistema financeiro sólido e eficiente. Entre as suas atividades principais destacam-se: a condução das políticas monetária, cambial, de crédito, e de relações financeiras com o exterior; a regulação e a supervisão do Sistema Financeiro Nacional (SFN); e a administração do sistema de pagamentos e do meio circulante. O Banco Central atua também como Secretaria-Executiva do Conselho Monetário Nacional (CMN) e torna públicas as resoluções do CMN. A sede do Bacen fica em Brasília e as unidades do banco estão localizadas nos municípios de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Belém (PA), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Salvador (BA).