Concurso Banco da Amazônia (Basa) contará com oportunidades para os cargos de técnico bancário e técnico científico
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 29/12/2021, às 13h57 - Atualizado às 14h33
O edital do concurso Banco da Amazônia (Basa) deverá ser publicado nesta quinta-feira, 30 de dezembro. A confirmação foi feita pela própria instituição, na tarde desta quarta-feira, por meio de suas redes sociais. Ao todo serão oferecidas 1.155 vagas, sendo 219 para preenchimento imediato e 936 para formar cadastro reserva de pessoal. Das oportunidades efetivas, 204 serão para o cargo de técnico bancário e 15 para técnico de científico. As inscrições serão recebidas a partir do dia 5 de janeiro, com aplicação das provas marcadas para 13 de março. De acordo com o cronograma do certame, o resultado final está marcado para o dia 16 de maio.
No caso de técnico bancário para concorrer será necessário possuir ensino médio, com remuneração inicial de R$ 3.698,55, tendo como base o edital da última seleção, realizada em 2018, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 1.317,73, com jornada de trabalho de 30 horas semanais. No caso de técnico científico será necessário possuir formação de nível superior em diversas áreas. A remuneração inicial será confirmada no edital.
Além da remuneração, os aprovados contarão com os seguintes benefícios:
No caso de técnico científico,a formação deverá ser nas seguintes áreas:
A aplicação das provas ocorrerá nas seguintes localidades:
Assim que iniciadas, as inscrições poderão ser feitas somente pela internet, na página eletrônica da banca organizadora, a Cesgranrio.
O último concurso Banco da Amazônia para o cago de técnico bancário correu em 2018, quando foram oferecidas 551 vagas, sendo 46 imediatas e 505 para formar cadastro reserva de pessoal. O prazo de validade da seleção foi encerrado em julho de 2020. A banca organizadora, na ocasião, foi a Cesgranrio.
Para a carreira de técnico bancário, a seleção ofereceu 20 vagas imediatas e 350 cadastro. A prova objetiva contou com 60 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais e 30 de conhecimentos específicos. Em conhecimentos gerais foram 5 de língua portuguesa, 5 de matemática, 5 de legislação, 5 de atualidades, 5 de noções de informática e 5 de atendimento focado em vendas.
Além disso, em 2021, foi iniciado o concurso para técnico científico, com oferta de cinco vagas imeditas, além de formar cadastro reserva de pessoal. O resultado final foi divulgado em julho, com validade de um ano, até julho de 2022.