O concurso do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) contará com uma oferta de 96 vagas, para níveis médio e superior
Fernando Cezar Alves Publicado em 01/04/2024, às 08h07
Com um novo concurso BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) em fase de definição da banca organizadora, foi publicada, nesta segunda-feira, 1 de abril, no diário oficial da União, a portaria 1976, do Ministério da Gestão e da Inovação Pública, junto com a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), que amplia o quantitativo próprio do quadro de pessoal da instituição. De acordo com o presidente do banco, Aloizio Mercadante, a seleção está prevista para ocorrer em outubro.
De acordo com o novo documento, o BNDES agora conta com um quadro total de 2.887 servidores. O quantitativo amplia a portaria 5.848, de 29 de junho de 2022, que definia o quadro com apenas 1.136 servidores. O número atual é distribuído da seguinte forma:
Para isso são considerados:
Ao todo, o BNDES deve oferecer 96 vagas, para cargos de níveis médio e superior. Embora a distribuição ainda não tenha sido divulgada, os cargos já estão definidos. Além disso, o certame também será para formar cadastro reserva de pessoal.
Para quem possui ensino médio, a expectativa é para o cargo de técnico de suporte administrativo, com inicial de R$ 4.794,50.
No caso de nível superior, as oportunidades previstas são para as seguintes áreas:
Para estas áreas, o inicial é de R$ 15.048,69.
É importante lembrar que a instituição não necessita de aval do governo para contratação de pessoal.
Também já está certo que o concurso contará com reserva de vagas, da seguinte forma:
O último concurso BNDES ocorreu em 2012, para os cargos de técnico e profissional básico. A organizadora foi a Fundação Cesgranrio. A aplicação das provas ocorreu nas seguintes cidades
A seleção contou com duas fases:
Para técnico, a prova objetiva contou com 70 questões, sobre
Para passar para a análise de redação foi necessário acertar, no mínimo, 50% do total de pontos na prova, desde que o candidato não tenha zerado em nenhuma disciplina, e estar entre os 660 primeiros colocados.
Para profissional básico, a parte objetiva contou com 70 questões:
Neste caso, para a aprovação foi necessário atingir, no mínimo, 60% de acertos na prova como um todo, com pelo menos três pontos em língua estrangeira, dez em língua portuguesa e 35 em conhecimentos específicos, com um limite de 660 aprovados na primeira fase.
concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), fundado em 1952, é uma empresa pública federal que representa, hoje, o principal instrumento de financiamento de longo prazo para realização de investimentos em todos os segmentos da economia, incluindo dimensões social, regional e ambiental. Se destaca no apoio à agricultura, indústria, infraestrutura e comércio e serviços, oferecendo condições especiais para micro, pequena e média empresas. O BNDES também vem implementando linhas de investimentos sociais, direcionadas para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano.