O concurso do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) tem 150 vagas confirmadas para cargos de nível superior
Fernando Cezar Alves Publicado em 26/04/2024, às 02h05
O novo concurso BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para o preenchimento de 150 vagas de nível superior já conta com banca organizadora definida. A escolhida é a Fundação Cesgranrio, de acordo com documento publicado no diário oficial da União da última segunda-feira, 22 de abril. Com isso, o próximo passo é a assinatura do contrato, que deve ocorrer em breve. A publicação do edital está prevista para ocorrer, no mais tardar, até outubro. Além das vagas imediatas, a seleção também será para formar cadastro reserva de pessoal.
As 150 vagas imediatas do concurso BNDES serão para o cargo de analista, nas seguintes áreas:
As remunerações iniciais, atualizadas, são de R$ 20.900.
Também já está certo que o concurso contará com reserva de vagas, da seguinte forma:
EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO
Processo: Dispensa de Licitação N° 52/2024
CONTRATADA:FUNDAÇÃO CESGRANRIO
CNPJ: 42.270.181/0001-16
CONTRATANTE: BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL - BNDES.
OBJETO: A prestação de serviços de planejamento, coordenação e execução das atividades relativas ao processo de Seleção Pública para oferta de vagas e formação de cadastro de reserva para o cargo de ANALISTA, nas ênfases de Administração, Análise de Sistemas - Cibersegurança, Análise de Sistemas - Desenvolvimento, Análise de Sistemas - Suporte, Arquitetura - Urbanismo, Arquivologia Digital, Ciências Contábeis, Ciência de Dados, Comunicação Social, Direito, Economia, Engenharia e Psicologia Organizacional, de Nível Universitário, do Novo Plano de Cargos e Salários - NPCS do BNDES, e a guarda de toda a documentação e material referentes à Seleção Pública, conforme especificações constantes do Projeto Básico e da proposta apresentada pelo Contratada.
VALOR DO CONTRATO: R$ 0,00, considerando que a Contratada será remunerada pelas taxas de inscrição cobradas dos candidatos interessados.
PRAZO: 60 (sessenta) meses, a contar da data de sua assinatura.
RUBRICA ORÇAMENTÁRIA: 3102200020.
FUNDAMENTO LEGAL: artigo 29, inciso VII, da Lei nº 13.303/2016.
PRONUNCIAMENTO JURÍDICO: do AJ1/JULIC, por intermédio da Nota AJ1/JULIC n° 031/2024, de 16/04/2024.
AUTORIZAÇÃO: Chefe do Departamento ARH/DEPAS, em conjunto com o Superintendente da Área de Recursos Humanos do BNDES, proferida em 18/04/2024, com fundamento na IP ARH/DERHU, de 07/04/2024. Rio de Janeiro, 19 de abril, de 2024.
O último concurso BNDES ocorreu em 2012, para os cargos de técnico e profissional básico. A organizadora foi a Fundação Cesgranrio. A aplicação das provas ocorreu nas seguintes cidades
A seleção contou com duas fases:
Para técnico, a prova objetiva contou com 70 questões, sobre
Para passar para a análise de redação foi necessário acertar, no mínimo, 50% do total de pontos na prova, desde que o candidato não tenha zerado em nenhuma disciplina, e estar entre os 660 primeiros colocados.
Para profissional básico, a parte objetiva contou com 70 questões:
Neste caso, para a aprovação foi necessário atingir, no mínimo, 60% de acertos na prova como um todo, com pelo menos três pontos em língua estrangeira, dez em língua portuguesa e 35 em conhecimentos específicos, com um limite de 660 aprovados na primeira fase.
concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), fundado em 1952, é uma empresa pública federal que representa, hoje, o principal instrumento de financiamento de longo prazo para realização de investimentos em todos os segmentos da economia, incluindo dimensões social, regional e ambiental. Se destaca no apoio à agricultura, indústria, infraestrutura e comércio e serviços, oferecendo condições especiais para micro, pequena e média empresas. O BNDES também vem implementando linhas de investimentos sociais, direcionadas para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano.