O concurso do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) contará com uma oferta de 94 vagas, para níveis médio e superior
Fernando Cezar Alves Publicado em 27/02/2024, às 08h10
A realização do novo concurso BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) voltou a ser confirmada pelo presidente da instituição, Aloizio Mercadante. Em entrevista ao programa "Canal Livre", da TV Bandeirantes, ele ressaltou que a seleção está prevista para ocorrer em outubro."Em outubro vamos voltar a fazer concurso porque é necessário", disse. "Essa área, por exemplo, de Segurança Cibernética, Tecnologia da Informação e Inteligência Artificial, são novas áreas que são fundamentais para o banco se modernizar", explicou. No entanto, ele não explicou se em outubro será publicado o edital ou se a previsão é de quando as provas serão aplicadas. O certame já havia sido anunciado por Mercadante no final de 2023.
Porém, para que o BNDES dê início ao certame ainda é necessário definir o nome da banca organizadora. Somente após este procedimento e a assinatura do respectivo contrato poderá ser definida a data precisa de início do certame.
Ao todo serão oferecidas 94 vagas, para cargos de níveis médio e superior. Embora a distribuição ainda não tenha sido divulgada, os cargos já estão definidos.
No caso de ensino médio, a expectativa é para o cargo de técnico de suporte administrativo, com inicial de R$ 4.794,50.
Para nível superior, as chances serão para as seguintes áreas:
Para estas áreas, o inicial é de R$ 15.048,69.
É importante lembrar que a instituição não necessita de aval do governo para contratação de pessoal.
Também já está certo que o concurso contará com reserva de vagas, da seguinte forma:
O último concurso BNDES ocorreu em 2012, para os cargos de técnico e profissional básico. A organizadora foi a Fundação Cesgranrio. A aplicação das provas ocorreu nas seguintes cidades
A seleção contou com duas fases:
Para técnico, a prova objetiva contou com 70 questões, sobre
Para passar para a análise de redação foi necessário acertar, no mínimo, 50% do total de pontos na prova, desde que o candidato não tenha zerado em nenhuma disciplina, e estar entre os 660 primeiros colocados.
Para profissional básico, a parte objetiva contou com 70 questões:
Neste caso, para a aprovação foi necessário atingir, no mínimo, 60% de acertos na prova como um todo, com pelo menos três pontos em língua estrangeira, dez em língua portuguesa e 35 em conhecimentos específicos, com um limite de 660 aprovados na primeira fase.
concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), fundado em 1952, é uma empresa pública federal que representa, hoje, o principal instrumento de financiamento de longo prazo para realização de investimentos em todos os segmentos da economia, incluindo dimensões social, regional e ambiental. Se destaca no apoio à agricultura, indústria, infraestrutura e comércio e serviços, oferecendo condições especiais para micro, pequena e média empresas. O BNDES também vem implementando linhas de investimentos sociais, direcionadas para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano.