Concurso Bombeiros/MG: último dia para vagas de oficial

Novo concurso dos Bombeiros de Minas Gerais é destinado aos homens e mulheres que possuem o nível médio completo

Camila Diodato   Publicado em 09/05/2018, às 09h17

Chega ao fim nesta quarta-feira (9) o prazo de inscrição do concurso do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais que preencherá 30 vagas de oficial. Do total de oportunidades, 27 são para o sexo masculino e três para o feminino.

Para concorrer a uma das chances disponibilizadas no edital é preciso atender aos seguintes requisitos: ter ensino médio completo; idade entre 18 e 30 anos; altura mínima de 1,60m; estar quite com as obrigações eleitorais e militares; ter aptidão física; ser aprovado em avaliação psicológica e toxicológica; e ter sanidade física e mental.

Durante o curso de formação de oficiais, o cadete fará jus a uma remuneração inicial de R$ 5.769,42 e ainda terá abono fardamento e assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica. Ao término do curso, o cadete será declarado aspirante a oficial BM e depois será promovido ao posto de 2º tenente.

Os candidatos convocados no concurso dos Bombeiros de MG 2018 serão contratados pelo regime jurídico dos militares estaduais definido pela Constituição da República Federativa do Brasil, Constituição Estadual de Minas Gerais e outras normas complementares.

Atribuições do cargo

Como cadete, o profissional terá o dever de exercer atividade estudantil, em regime de dedicação integral e exclusiva ao CBMMG, e demais atividades internas e externas vinculadas à sua formação, durante o período de duração do curso, conforme o Regulamento de Ensino do CBMMG e outras normas afins.

APOSTILAS CONCURSO CBM/MG 2018 - CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS (CFO)

O aspirante a oficial BM exerce atividades inerentes aos oficiais subalternos (tenentes), com atribuições e deveres semelhantes, respeitadas as restrições previstas em leis, regulamentos e instruções pertinentes.

Já o tenente trabalha em unidades do Corpo de Bombeiros Militar; entre outras atividades, atua em equipes de cooperação, sob supervisão de oficiais com patente superior, pode trabalhar em ambientes fechados, abertos ou em veículos, e em horários irregulares; está sujeito ao trabalho confinado, em locais subterrâneos ou em grandes alturas; trabalha, muitas vezes, sob pressão, em posições desconfortáveis por longos períodos, expostos a produtos químicos e materiais radioativos e tóxicos, ruídos, altas temperaturas, enchentes, inundações.

Inscrições do concurso dos Bombeiros/MG 2018

A participação deve ser garantida pelo site da Fundep (www.gestaodeconcursos.com.br), a banca organizadora. Quem tiver dificuldade em fazer a inscrição online, poderá se dirigir aos endereços citados no item 4 do edital em anexo.

O cadastro só será efetivado após o pagamento da taxa que custa R$ 177,49, desde que seja feito dentro da data de vencimento do boleto. O candidato pode requerer a isenção entre 9 e 11 de abril no endereço eletrônico da organizadora se o mesmo estiver desempregado ou tiver hipossuficiência econômica-financeira.

Triagem do concurso do Corpo de Bombeiros de MG 2018

O certame constará de quatro fases: prova objetiva e redação; exames médicos preliminares e complementares e teste psicológico; teste de capacitação física e habilidades natatórias; e exame toxicológico.

A prova objetiva apresentará 50 questões de múltipla escolha distribuídas igualmente entre as disciplinas de língua portuguesa, literatura brasileira, matemática, geografia, história, direitos humanos, química, biologia, física e língua estrangeira (inglês ou espanhol). A avaliação será aplicada no dia 10 de junho, em locais e horários a serem revelados oportunamente pela Fundep.

Sobre Fundep - Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa

Desde 1991 a Fundep - Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa realiza o gerenciamento de concursos públicos, vestibulares e processos seletivos promovidos por instituições privadas e órgãos públicos.