O edital do concurso Bombeiros PI (Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Piauí) deve contar com uma oferta de 400 vagas, com ensino médio
Fernando Cezar Alves Publicado em 16/03/2023, às 13h26 - Atualizado às 14h08
Cresce a expectativa pela publicação do edital do novo concurso Bombeiros PI (Corpo de Bombeiros do Estado do Piauí). De acordo com as últimas informações, o contrato com a banca organizadora foi assinado na última quarta-feira, 15 de março, e deve ser publicado no diário oficial a qualquer momento. A escolhida é o o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Universidade Estadual do Piauí (Nucepe). No último dia 3, o secretário de segurança pública, Chico Lucas, já havia antecipado que a publicação do edital deve ocorrer ainda em março. Desta forma, uma vez oficializada a assinatura do contrato, a seleção poderá finalmente ter início. Os interessados devem ficar atentos.
O corpo de Bombeiros PI deve oferecer 400 vagas, sendo 200 para preenchimento imediato e 200 para formar cadastro reserva de pessoal.
Para concorrer é necessário possuir ensino médio completo, idade entre 18 e 30 anos (até o final do prazo de inscrições), altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres e carteira de habilitação a partir da categoria "B". A remuneração inicial é de R$ 3.294.
Já está certo de que a seleção será realizada por meio de cinco fases, da seguinte forma:
O último concurso Bombeiros PI para soldados ocorreu em 2017, quando foram oferecidas 110 vagas, sendo 100 para homens e dez para mulheres. A banca organizadora, na ocasião, foi o Nucepe.
Na época, a seleção também contou com cinco etapas, como confirmado para o novo edital. A prova objetiva foi composta por 60 questões, da seguinte forma: