O novo concurso Bombeiros RJ foi autorizado pelo governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. Oferta será de 3.000 vagas para cargos de soldado e oficial
Patricia Lavezzo Publicado em 01/07/2021, às 10h44
Boa notícia do concurso Bombeiros RJ (Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro - CBMERJ). Foi publicado nesta quinta-feira, dia 1º de julho, a autorização do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, para a realização do novo certame, que contará com 3.000 vagas em caráter temporário.
O Secretário Estadual de Defesa Civil e Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do RJ, Leandro Monteiro, comemorou nas redes sociais a publicação: “Com essa autorização de hoje, quem ganha é a população fluminense. Obrigado pelo carinho com essa amada Corporação que amanhã completará 165 anos. Importante registrar que além desse concurso, o senhor já autorizou o chamamento de 300 aprovados nos concursos de 2012, 2014 e 2015. Estamos em fase final de conclusão desse processo”.
Confira, a seguir, a publicação do comandante nas redes sociais:
As vagas temporárias serão destinadas aos cargos de soldado (combatentes, motorista, guarda-vidas, socorrista e técnico de enfermagem) e oficial para o quadro da saúde (médicos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos).
Para concorrer ao posto de soldado será necessário possuir ensino médio e/ou técnico e até 25 anos. Para as vagas de oficiais, a idade limite é maior, de até 35 anos. As remunerações iniciais ainda foram confirmadas.
Já está confirmado que as primeiras 400 vagas para temporários serão preenchidas pelos aprovados nos últimos concursos públicos e que ainda não foram convocados.
O processo já conta com contrato assinado com a banca organizadora, que será a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Funrio).
A aplicação das provas do concurso Bombeiros RJ já conta com quantitativos definidos, com 50 questões para soldados e 60 para oficiais.
Para soldado combatente e motorista serão 15 questões de língua portuguesa, 15 de matemática e 20 de raciocínio lógico.
Para médicos socorristas, 15 de língua portuguesa e 45 de conhecimentos de medicina e medicina de emergência
Por fim, para os demais médicos, 15 de língua portuguesa, 20 de conhecimentos de medicina e medicina de emergência e 25 de conhecimentos específicos da área.
O último concurso Bombeiros RJ para o posto de soldado (combatente e técnico de enfermagem) ocorreu em 2014. A seleção contou com 520 vagas, além de cadastro reserva. A banca organizadora foi a Funcefet.
A exigência foi de nível médio (soldado combatente) e curso técnico (técnico de enfermagem).
O último concurso Bombeiros RJ para oficiais ocorreu em 2019 e contou com 50 vagas. A banca organizadora foi a UERJ.
Ofertas foram destinadas a candidatos de ambos os sexos. Para concorrer foi necessário possuir ensino médio completo e não foram exigidos outros requisitos, como idade limite ou altura mínima.
concursos publicos concursos 2023 concursos rj (rio de janeiro)