Concurso Bombeiros RS (Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul) deve ser realizado em breve, para cargo de soldado
Fernando Cezar Alves Publicado em 06/11/2024, às 08h39
O novo concurso Bombeiros RS (Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul) foi anunciado na última terça-feira, 5 de novembro, pelo governador Eduardo Leite. De acordo com ele, o certame já está autorizado e a publicação do edital de abertura de inscrições deve ocorrer nos próximos meses. "Definimos a autorização de realização de concurso público para a área de Segurança Pública no Estado", ressaltou o governador. Novas informações devem ser divulgadas em breve.
De acordo com o governador, o corpo de Bombeiros oferecerá 400 vagas para o cargo de soldado. Para concorrer é necessário possuir ensino médio, idade de 18 a 25 anos, até o último dia de inscrições, altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres, além de carteira de habilitação a partir da categoria "B". Na última seleção, realizada em 2017, a remuneração inicial foi de R$ 3.760,54. O valor atual ainda deve ser confirmado.
Uma vez autorizada a seleção, os próximos passos são publicar a portaria autorizativa no diário oficial e constituir a comissão responsável pela elaboração do edital e pela escolha da banca. Somente após estes procedimentos e a assinatura do respectivo contrato poderá ser confirmada a data precisa de início do certame.
O último concurso Bombeiros RS para soldados, realizado em 2017, contou com uma oferta de 450 vagas. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundatec.
O certame contou com quatro etapas:
A parte objetiva contou com 50 questões, da seguinte forma: