Brejão tem inscrições para 145 vagas suspensas

O processo está suspenso devido orientações do TCE/PE. Não há previsões de retomada até agora

Redação   Publicado em 26/11/2012, às 11h54

Por orientação do TCE/PE, estão suspensas as inscrições para o concurso promovido pela Prefeitura Municipal de Brejão, na região de Garanhuns, agreste pernambucano, a 215 km do Recife, que tinha o objetivo de ocupar 145 vagas.

Não há previsão de retomada até o momento.

Sobre o processo seletivo – São oportunidades com salários de R$ 545 a R$ 5.000, para jornadas de 30 e 40 horas semanais. 

Candidatos alfabetizados concorreriam à auxiliar de serviços gerais (7); borracheiro (1); gari (5); e operador de abastecimento de água (3).

Para quem tem o fundamental incompleto as opções eram de auxiliar administrativo (4); guarda municipal (4); operador de máquinas (2); e tratorista (1); enquanto os que completaram este nível optam entre agente arrecadador (1); arquivista (1); auxiliar de serviços educacionais (10); motoqueiro (1); motorista escolar (2), I (4) e II (4); e vigia escolar (4).

No nível médio, havia vagas para professor de educação infantil (4); agente de controle interno (1); assistente administrativo (8); atendente de consultório dentário (2); auxiliar de controle interno (1); fiscal de tributos (1); operador de micro computador (2); técnico de enfermagem (9); e técnico educacional em informática (1).

Aqueles com licenciatura poderiam atuar como professor do 6º ao 9º ano, nas disciplinas de língua inglesa (1), língua portuguesa (3), história (1), matemática (3), geografia (1), educação física (2) e ciências / biologia (3); e professor de educação anos iniciais (16).

Por fim, profissionais com formação superior se inscreveriam para assistente social (1); enfermeiro (5); engenheiro civil (1); farmacêutico (1); fisioterapeuta (1); fonoaudiólogo escolar (1); médico (9), em seis especialidades; nutricionista escolar (1); odontólogo (5); procurador consultivo (1); psicólogo (1); psicólogo escolar (1); agente de disciplina (3); e secretário escolar (1).

Carolina Pera

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.