Novo concurso Brigada Militar RS deverá ser para 4 mil vagas de soldado, com exigência de ensino médio. Em ajustes finais
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 22/11/2021, às 09h50 - Atualizado às 14h17
Após a assinatura do contrato com a banca organizadora, no último dia 16, o edital do novo concurso Brigada Militar RS (Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul) pode ser publicado a qualquer momento. A liberação depende apenas de últimos ajustes com a banca, que será a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec). A Fundação, inclusive, já faz indicação para o edital em seu site, como "em breve", o que reforça o iminente início da seleção. Os interessados devem ficar atentos.
Ao todo serão oferecidas 4.000 vagas para a carreira de soldado, com exigência de ensino médio. De acordo com o último certame para a carreira, realizado em 2017, a remuneração foi de R$ 3.760,54.
Além da escolaridade, para concorrer ao cargo é necessário possuir idade máxima de 25 anos, até o últimio dia de inscrições, além de altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.
De acordo com o projeto básico utilizado para a escolha da banca, a seleção contará com quatro fases:
O exame psicológico contará com duas partes:
Como já havia sido anunciado, o último concurso Brigada Militar RS ocorreu em 2019, quando oferecidas 190 vagas em regime temporário.
Do total de ofertas, 145 foram destinadas a função de soldado temporário da área de saúde (técnico de enfermagem), sendo 120 vagas para lotação em Porto Alegre e 25 em Santa Maria. Interessados deveriam possuir curso técnico na área e registro no órgão de classe.
As outras 45 chances foram para o posto de oficial de saúde temporário, sendo distribuídas entre os cargos de enfermeiro em Porto Alegre (22 vagas), enfermeiro em Santa Maria (7) e médico em Porto Alegre nas especialidades de medicina intensiva (4), cardiologia ou clínica médica (4), pronto atendimento/clínica médica ou medicina de emergência (8). As carreiras exigem nível superior e registro no órgão de classe.
concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores