Cabeceiras do Piauí abre concurso com 15 vagas

Oportunidades são para os cargos de professores e serão lotadas na Secretaria Municipal de Educação de Cabeceiras. Inscrições já estão abertas e serão aceitas até 27 de janeiro

Patricia Lavezzo   Publicado em 19/01/2017, às 15h57

No município de Cabeceiras do Piauí, localizado no Estado do Piauí, estão abertas as inscrições do processo seletivo que visa à contratação temporária de 15 docentes. A lotação ocorrerá na Secretaria Municipal de Educação de Cabeceiras (Semec). 
Os cargos de professor de educação infantil - creche e pré-escola (3 vagas) e professor do 1° ao 5° ano (2) exigem nível médio (magistério) ou curso de licenciatura plena em normal superior e pedagogia concluído ou a partir do 5º período.
Já para quem possui formação superior, há chances no posto de professor de 6° ao 9° ano nas disciplinas de matemática (2), geografia (2), inglês (2), história (1), ciências (1), educação física (1) e português (1). 
Para todos os empregos, a carga horária semanal é de 20 horas e o salário inicial será de acordo com a legislação municipal. 

Inscrição e provas da Prefeitura de Cabeceiras do Piauí 


Para participar do processo seletivo da Prefeitura de Cabeceiras do Piauí é necessário efetuar o cadastro no endereço eletrônico da Crescer Consultoria (www.crescerconcursos.com.br), a banca organizadora, até o dia 27 de janeiro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 35 para todas as funções. 
A prova objetiva terá duração de quatro horas e contará com 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa e 20 de conhecimentos específicos (pedagógicos e legislação). A avaliação discursiva será composta de um texto dissertativo-argumentativo, que deverá conter entre 15 e 30 linhas e ser redigido de acordo com a norma culta da língua portuguesa.
Os exames serão aplicados na cidade de Cabeceiras do Piauí no dia 5 de fevereiro. O edital de convocação, contendo os locais e horários das provas, será publicado no site da Crescer Consultoria, a partir do dia 1° desse mesmo mês. 
O prazo de validade do processo seletivo da Prefeitura de Cabeceiras do Piauí é de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Atribuições dos professores de Cabeceiras do Piauí


Planejar e ministrar aulas nas diversas áreas/disciplinas, cumprindo os dias letivos e horas aula estabelecidas na Lei Federal Nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Participar ativamente da elaboração da proposta pedagógica da escola, dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação da aprendizagem e ao desenvolvimento profissional. Elaborar e cumprir o plano de trabalho com base na proposta pedagógica da escola atentando para as sugestões metodológicas das diretrizes curriculares nacionais e estaduais. Responsabilizar-se pela aprendizagem e a formação integral do educando. Cooperar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade. Comprometer-se com o desenvolvimento da própria formação profissional, assim como participar dos momentos de formação continuada proporcionados pela Secretaria da Educação. Promover o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, ético, para as relações interpessoais e de inserção social dos educandos, zelando assim pela qualidade do ensino. Preocupar-se com a aprendizagem dos alunos para possibilitar seu desenvolvimento integral através de meios que sane as dificuldades de aprendizagem. Potencializar o desenvolvimento de todas as capacidades, de modo a tornar o ensino mais humano e mais ético. Promover e conduzir ações didático-pedagógicas de modo sistematizado, proporcionando conteúdos e trabalhos conceituais, procedimentais e atitudinais que favoreçam o desenvolvimento da autonomia intelectual, moral e emocional, proporcionando o respeito à diversidade, a interação e a cooperação entre os alunos para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Manter em ordem e atualizados documentos relativos ao desempenho individual e coletivo dos alunos. Elaborar relatórios diversos. Executar outras tarefas correlatas.

Sobre Prefeitura Cabeceiras do Piauí

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

Sobre Crescer Consultoria

Sediada em Teresina, capital do Piauí, a Crescer Consultorias oferece serviços de organização de concursos públicos, qualificação profissional, pesquisas eleitorais, elaboração de projetos, entre outras atividades.