Concurso Caixa Econômica Federal: nova presidente reforça necessidade de pessoal

Novo concurso Caixa Econômica Federal (CEF) poderá ser realizado após convocação dos aprovados na última seleção

Fernando Cezar Alves   Publicado em 14/01/2023, às 10h03 - Atualizado em 16/01/2023, às 14h31

Concurso Caixa Econômica Federal: unidade da CEF: Divulgação

A realização de um novo concurso Caixa Econômica Federal (CEF) é uma das maiores expectativas por grande parte dos concurseiros. Os planejamentos para uma nova seleção poderão ser iniciados após a decisão judicial definitiva da situação dos remanescentes do último certame, realizado em 2014, que pleiteiam o direito de convocação, mesmo após o término normal do prazo de validade. No entanto, a nova presidente da instituição, Rita Serrano, durante cerimônia institucional realizada na última quinta-feira, 12 de janeiro, ressaltou que é a grande a necessidade de pessoal, o que pode garantir novas seleções em médio prazo. Em 2022, a instituição já havia anunciado interesse em realizar novo concurso após resolvida a situação dos remanescentes.

Além disso, a presidente também reforçou que a CEF passa por um processo de inauguração de novas agências, o que demanda necessidade de servidores. "Os outros bancos estão fechando agências. A Caixa, pelo contrário, vem abrindo", disse. "Sei que faltam empregados. Sei que faltam equipamentos. Esta será, com certeza, a nossa grande batalha. Mas é fundamental que a Caixa abra agências onde a população não é assistida por unidades. Nós vamos trabalhar para dar uma estrutura adequada e atender à população", disse.

A validade do último concurso, iniciado em 2014, seria encerrada em 2016. No entanto, em decorrência da não convocação dos aprovados,  uma Ação Civil Pública (ACP) foi impetrada junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT), no sentido de garantir a chamada de todos os aprovados.  Desta forma, a seleção ainda segue em validade até que o processo transite em julgado na Justiça.

Concurso Caixa Econômica Federal: saiba mais sobre a seleção

O ingresso na instituição é feito por meio da carreira de técnico bancário. Para concorrer é necessário possuir ensino médio, com remuneração inicial de R$ 3.000

Além da remuneração, os servidores da Caixa também contam com diversos benefícios:

Veja atribuições do técnico bancário 

As atribuições da carreira são as seguintes:

Veja fala da nova presidente

Saiba como foi a última seleção

Além do último concurso Caixa Econômica Federal para ampla concorrência, para técnico bancário, iniciado em 2014, uma nova seleção ocorreu em 2021, para o preenchimento de 1.100 vagas, destinadas somente para candidatos portadores de deficiência, sendo 1.000 para preenchimento imediato e 100 cadastros reserva de pessoal.

As oportunidades foram para os cargos de técnico bancário (para atuação em agências nas 27 unidades da Federação) e técnico bancário na área de tecnologia da informação (com lotação apenas em Brasília, no Distrito Federal).

A seleção contou com provas objetivas e discursivas. A parte objetiva contou com 60 questões, sobre as seguintes disciplinas:

        

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores

Sobre CEF - Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal foi criada em 1861 e é agente responsável, entre outras coisas, pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviços (FGTS), pelo Programa de Integração Social (PIS) e pelo seguro-desemprego. Trata-se de uma empresa 100% pública, que exerce papel no desenvolvimento urbano e na justiça social do país, por priorizar setores como habitação, saneamento básico, infraestrutura e prestação de serviços. Tem como missão atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do país, como instituição financeira, agente de políticas públicas e parceira estratégica do estado brasileiro.