Novo concurso Caixa Econômica Federal (CEF) poderá ser realizado em breve, apenas para preenchimento imediato de vagas
Fernando Cezar Alves Publicado em 15/07/2023, às 12h27 - Atualizado em 17/07/2023, às 14h15
Embora ainda não exista uma data precisa definida para a publicação do edital, um novo concurso Caixa Econômica Federal (CEF) para o cargo de técnico bancário, para preenchimento efetivo, pode ocorrer já nos próximos dias. Acontece que a instituição não publica edital para o cargo desde 2014 e, em maio, a instituição convocou 800 remanescentes da seleção, após anos de indefinições judiciais.
O ajuste foi acordado entre a Caixa e o Ministério Público do Trabalho (MPT), com participação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e Federação Nacional das Associações de Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae).
Desta forma, mesmo ainda sem data precisa para início, quem pretende ingressar na carreira já pode dar início aos estudos.
Para concorrer ao cargo de técnico bancário é necessário possuir ensino médio, com remuneração inicial de R$ 3.000
Além da remuneração, os servidores da Caixa também contam com diversos benefícios:
As atribuições da carreira são as seguintes:
Além do último concurso Caixa Econômica Federal para ampla concorrência, para técnico bancário, iniciado em 2014, uma nova seleção ocorreu em 2021, para o preenchimento de 1.100 vagas, destinadas somente para candidatos portadores de deficiência, sendo 1.000 para preenchimento imediato e 100 cadastros reserva de pessoal.
As oportunidades foram para os cargos de técnico bancário (para atuação em agências nas 27 unidades da Federação) e técnico bancário na área de tecnologia da informação (com lotação apenas em Brasília, no Distrito Federal).
A seleção contou com provas objetivas e discursivas. A parte objetiva contou com 60 questões, sobre as seguintes disciplinas:
concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores
A Caixa Econômica Federal foi criada em 1861 e é agente responsável, entre outras coisas, pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviços (FGTS), pelo Programa de Integração Social (PIS) e pelo seguro-desemprego. Trata-se de uma empresa 100% pública, que exerce papel no desenvolvimento urbano e na justiça social do país, por priorizar setores como habitação, saneamento básico, infraestrutura e prestação de serviços. Tem como missão atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do país, como instituição financeira, agente de políticas públicas e parceira estratégica do estado brasileiro.