Um novo concurso da Caixa Econômica Federal (CEF) poderá ser realizado em breve, apenas para preenchimento imediato de vagas
Fernando Cezar Alves Publicado em 17/10/2023, às 12h14
Cresce a expectativa pela publicação do edital do novo concurso Caixa Econômica Federal. Uma vez encerrada a validade do último certame, iniciado em 2014, o início do novo certame vem sendo aguardado com expectativa. A publicação do edital está prevista para ocorrer já no início de 2024, conforme anunciado, no último dia 4, pela presidente da instituição, Rita Serrano, em live divulgada nas redes sociais.
Vale lembrar que, em junho, foi determinado que o próximo edital CEF, para o cargo de técnico bancário, deverá ser feito somente para o preenchimento de vagas imediatas, sem a existência de cadastro reserva de pessoal.
Para concorrer ao cargo de técnico bancário é necessário possuir ensino médio, com salário inicial de R$ 3.000.
Além da remuneração, os servidores da Caixa também contam com diversos benefícios:
As atribuições do cargo são as seguintes:
Além do último concurso Caixa Econômica Federal para ampla concorrência, para técnico bancário, iniciado em 2014, uma nova seleção ocorreu em 2021, para o preenchimento de 1.100 vagas, destinadas somente para candidatos portadores de deficiência, sendo 1.000 para preenchimento imediato e 100 cadastros reserva de pessoal.
As oportunidades foram para os cargos de técnico bancário (para atuação em agências nas 27 unidades da Federação) e técnico bancário na área de tecnologia da informação (com lotação apenas em Brasília, no Distrito Federal).
A seleção contou com provas objetivas e discursivas. A parte objetiva contou com 60 questões, sobre as seguintes disciplinas:
A Caixa Econômica Federal foi criada em 1861 e é agente responsável, entre outras coisas, pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviços (FGTS), pelo Programa de Integração Social (PIS) e pelo seguro-desemprego. Trata-se de uma empresa 100% pública, que exerce papel no desenvolvimento urbano e na justiça social do país, por priorizar setores como habitação, saneamento básico, infraestrutura e prestação de serviços. Tem como missão atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do país, como instituição financeira, agente de políticas públicas e parceira estratégica do estado brasileiro.