As oportunidades são para oficial legislativo, zelador e secretária
Vinicius Martins Publicado em 16/06/2014, às 13h58
Situada em São Paulo, a cerca de 194 km da capital, a Câmara Municipal de Aguaí lança edital com três vagas, mais formação de cadastro reserva (CR). Segundo o edital, não há vagas para os portadores de necessidades especiais.
As oportunidades são para os cargos de oficial legislativo (1), que exige curso superior completo, zelador (1) e secretária (1 + CR), que exigem o ensino médio completo.
Com jornadas de 40 horas semanais, os salários vão de R$ 1.260 a R$ 2.165,39.
Os interessados podem se inscrever de 16 a 30 de junho pelo site www.omconsultoria.com.br. As taxas custam de R$ 32 a R$ 42.
Ainda sem data definida, as provas objetivas terão 40 questões sobre língua portuguesa, matemática, atualidades, legislação e noções de informática.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.