Concurso Câmara Municipal São Paulo SP (Câmara Municipal) já conta com comissão formada e deve ser realizado nos próximos meses
Fernando Cezar Alves Publicado em 02/09/2023, às 11h32
Mais um passo para a realização do novo concurso Câmara Municipal São Paulo (Câmara Municipal de São Paulo). Acontece que foi aprovado, em primeira votação, na 177 sessão extraordinária da casa, realizada em 16 de agosto, o projeto de lei 435/2023, da mesa diretora, que trata das diretrizes e procedimentos para a realização do certame. A expectativa é de que o texto seja apreciado em segunda votação nos próximos dias. O certame já conta com comissão organizadora formada desde 22 de março.
Cargos e vagas que serão oferecidos pela Câmara ainda não foram divulgados. A expectativa é de que, uma vez aprovado o projeto que determina os critérios para a contratação de servidores, sejam iniciados os procedimentos necessários para a elaboração do edital e escolha da banca organizadora. Somente após a assinatura do contrato com a respectiva empresa poderá ser definida a data de início do certame.
De acordo com o projeto de lei, além das provas objetivas, a nova seleção também deverá contar com:
Desta forma, já está certo que a seleção contará com seis fases, da seguinte forma:
A parte objetiva contará com questões de múltipla escolha e a prova dissertativa será composta de dois tipos de exames:
De acordo com o projeto, "a prova prática tem como objetivo identificar as habilidades pontuais do candidato em relação ao cargo, como no manuseio e uso de ferramentas, materiais e equipamentos utilizados na função laboral."
Já a parte de títulos será composta por pontuação de títulos relacionados à formação e experiência profissional do candidato e deverá especificar:
A prova psicotécnica ou psicológica tem como objetivo, segundo critérios técnicos, identificar e inabilitar indivíduos cujas características psicológicas se mostrem incompatíveis com o desempenho das atividades inerentes ao posto em disputa.
A prova de investigação social e comprovação de idoneidade e boa conduta tem como objetivo identificar e inabilitar indivíduos cujas características se mostrem incompatíveis com o desempenho das atividades inerentes ao posto em disputa.
O último concurso Câmara Municipal São Paulo ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 22 vagas, para cargos com exigência de ensino médio e nível superior. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Carlos Chagas (FCC).
Todas as vagas de ensino médio foram para o cargo de técnico administrativo
Para nível superior, as opções foram para os seguintes cargos: