Iguatu/CE inscreve para 1.821 postos de até R$ 5,7 mil

O prazo de inscrição termina no dia 8 de novembro. Provas devem ser realizadas nos dias 8 e 15 de dezembro

Carolina Pera   Publicado em 28/10/2013, às 14h45

A Prefeitura Municipal de Iguatu, no Estado do Ceará, distante 380 km da capital Fortaleza, realiza concurso público que visa preencher 1.821 vagas em seu quadro de servidores.

Para ensino fundamental incompleto as chances são de artesão, auxiliar de limpeza urbana, auxiliar de serviços gerais, bombeiro hidráulico, costureiro, jardineiro, merendeira, operador de retroescavadeira e vigia. Quem completou este nível concorre aos postos de agente de controle de endemias e cuidador. Quem, além de ter este nível, realizou cursos específicos candidata-se às carreiras de facilitador de artes, de capoeira, de artes, de esportes, de música, de teatro, inspetor de vigilância sanitária, instrutor de música, pintor, recepcionista, técnico de luz, técnico de sim e agente de saúde.

Candidatos com ensino médio possuem oportunidades de agente administrativo, agente de fiscalização ambiental, agente municipal de trânsito, agente social, atendente de consultório dentário, atendente de consultório médico, autocadista, auxiliar de almoxarifado, auxiliar de farmácia, auxiliar de laboratório, auxiliar de trânsito, contador de história, fiscal de obras, fiscal de tributos municipais, guarda municipal, instrutor de informática, instrutor de libras, intérprete de libras, maqueiro, técnico em contabilidade, em enfermagem, em informática, em manutenção de equipamentos de informática, em saneamento básico, em prótese dentária e em radiologia.

Quem concluiu o ensino superior têm chances nas seguintes funções: cirurgião dentista, educador físico, estatístico, farmacêutico, fonoaudiólogo, médico de diversas áreas, nutricionista, professor de diversos campos, psicólogo, psicopedagogo, regente de música, técnico administrativo e terapeuta ocupacional.

Salários variam de R$ 678 a R$ 5.700.

Como participar – As inscrições já estão abertas e devem ser feitas até o dia 8 de novembro, por meio do site www.promunicipio.com. Taxas oscilam entre R$ 60 a R$ 120.

Todos os candidatos realizarão provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, que serão realizadas nos dias 8 e 15 de dezembro. Para agente municipal de trânsito e guarda municipal haverá, também, exame psicológico e prova de aptidão física. Para cargos de nível superior terá avaliação de títulos.

Confira edital anexo ao lado.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.