Novo concurso Ceasa RS (Companhia de Abastecimento do Rio Grande do Sul) foi confirmado pelo governador Eduardo Leite para 2021
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 21/01/2021, às 09h19 - Atualizado às 14h40
Um novo concurso Ceasa RS (Companhia de Abastecimento do Rio Grande do Sul) está previsto para ocorrer ainda em 2021. A seleção foi anunciada no último dia 14 de janeiro, pelo governador Eduardo Leite, em reunião com os diversos secretários de estado, no sentido de definir planos de contratação de servidores no estado. Por enquanto, o que já está definido é que a seleção contará com uma oferta de 10 vagas imediatas, sendo oito para analistas e duas para agentes técnicos. No caso de agente técnico, para concorrer será necessário possuir ensino médio, enquanto para analistas a exigência é de formação de nível superior completo. As remunerações iniciais são de R$ 2.674,94 para os técnicos e R$ 4.379,65 para analistas. Novas informações devem ser confirmadas em breve.
Além da escolaridade, no caso de agente técnico deverão ser cobradas especialidades específicas,que ainda deverão ser confirmadas.
Um concurso para o órgão chegou a ser autorizado em 2019, mas acabou não se concretizando. As áreas possíveis dentro do cargo são as seguintes: agrícola, contabilidade, informática, meio ambiente, recursos humanos, segurança do trabalho e telecomunicações.
No caso de analistas, no concurso não realizado em 2019, as áreas previstas eram as de engenheiro agrônomo, administrador, advogado, contador, economista e jornalista.
Não é realizado um novo concurso Ceasa RS para efetivos há mais de 30 anos. Porém, em 2017 foi promovido um processo seletivo simplificado, com oportunidades para os cargos de administrador, advogado, contador, engenheiro civil e auxiliar técnico de manutenção II (eletricista.)
A avaliação dos candidatos foi realizada por meio de análise de títulos
concursos concursos 2024 concursos rs (rio grande do sul) provas anterioresCEASA é a sigla e denominação popular das centrais de abastecimento, que são empresas estatais ou de capital misto destinadas a promover, desenvolver, regular, dinamizar e organizar a comercialização de produtos da hortifruticultura a nível de atacado em uma região de ação.[1][2]
As Ceasas surgiram no Brasil ao final da década de 1960, quando o Governo Federal identificou um grande estrangulamento no sistema de comercialização de hortifrutigranjeiros no país.
A Ceasa/RS foi fundada em 1974 e faz parte do Sistema Nacional de Centrais de Abastecimento, sendo estadualizada em 1989, juntamente com todas as outras Ceasas do país. É considerada uma das quatro principais centrais de abastecimento da América do Sul. É uma sociedade por ações de economia mista, cuja gestão compete ao governo do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, constituída pela lei estadual 5993/70 e da lei municipal 3413/70.
Dentre seus objetivos está o aspecto social de sua atividade, como orientar e fiscalizar o mercado hortifrutigranjeiro, representando um centro polarizadora entre produtores, comerciantes e consumidores.