JC Concursos

Concurso CEF: nova seleção em pauta de técnico bancário

Concurso CEF (Caixa Econômica Federal) para técnico bancário pode ocorrer assim que encerradas convocações da última seleção

Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br   Publicado em 24/01/2022, às 10h27 - Atualizado às 14h11

Concurso CEF: nova seleção em pauta de técnico bancário
Concurso CEF: unidade da CEF Divulgação

Um novo concurso CEF (Caixa Econômica Federal) para o cargo de técnico bancário, destinado para ampla concorrência, está em pauta pelo órgão. Embora ainda não exista uma previsão definida de quando poderá ocorrer, o órgão já confirmou, em resposta a candidatos em suas redes sociais, que uma nova seleção segue em pauta para ocorrer após a convocação dos remanescentes do último certame, iniciado em 2014. "Após o término da vigência do concurso de 2014 poderá ser realizado um novo concurso público para ampla concorrência". Novas informações devem ser confirmadas em breve.

Em 2021, o Tribunal Regional do Trabalho da 10 Região, decidiu pela prorrogação da validade do concurso de 2014, com necessidade de convocação dos remanescentes. Na ocasião, o parecer até permite já  a realização de novo certame, porém, desde que seja dada prioridade aos aprovados da seleção anterior.

Para concorrer ao cargo de técnico bancário é necessário possuir ensino médio, com remuneração inicial de R$ 3.000

Além da remuneração, os servidores da Caixa também contam com diversos benefícios:

Concurso CEF: veja atribuições do cargo

No concurso CEF para o cargo de técnico bancário, as atribuições da carreira são as seguintes: prestar atendimento ao público, realizar negócios e comercializar produtos e serviços; identificar clientes, verificando a autenticidade de documentos, assinaturas e impressões digitais, quando realizada capacitação específica; efetuar atividades administrativas e operações bancárias, utilizando equipamentos e ferramentas tecnológicas; elaborar, redigir e conferir documentos e correspondências em geral; inserir e consultar dados em sistemas operacionais informatizados e outros aplicativos relacionados com suas atividades, assim como auxiliar em sua manutenção e aperfeiçoamento; efetuar cálculos diversos e controles numéricos; identificar e apontar oportunidades de melhorias nos processos em que atua; e executar outras atividades inerentes ao conteúdo ocupacional dos cargos.

Concurso CEF: saiba como foi o último concurso

Além do último concurso CEF para ampla concorrência, para técnico bancário, iniciado em 2014, uma nova seleção ocorreu em 2021, para o preenchimento de 1.100 vagas, destinadas somente para candidatos portadores de deficiência, sendo 1.000 para preenchimento imediato e 100 cadastros reserva de pessoal.

As oportunidades foram para os cargos de técnico bancário (para atuação em agências nas 27 unidades da Federação) e técnico bancário na área de tecnologia da informação (com lotação apenas em Brasília, no Distrito Federal).

A seleção contou com provas objetivas e discursivas. A parte objetiva contou com 60 questões, sobre as seguintes disciplinas:

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores

Leia também

Concursos Federais: Bolsonaro sanciona orçamento 2022 com 43 mil vagas previstas
Concurso da EPE abre inscrições para analista; saiba como participar
Concurso do Ministério da Saúde inscreve para 4,6 mil vagas em todo o Brasil
Concurso do IBGE: novo edital oferece 192 vagas; saiba como se inscrever
Concurso da CGU abre inscrições para auditor e técnico; saiba como concorrer

Sobre CEF - Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal foi criada em 1861 e é agente responsável, entre outras coisas, pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviços (FGTS), pelo Programa de Integração Social (PIS) e pelo seguro-desemprego. Trata-se de uma empresa 100% pública, que exerce papel no desenvolvimento urbano e na justiça social do país, por priorizar setores como habitação, saneamento básico, infraestrutura e prestação de serviços. Tem como missão atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do país, como instituição financeira, agente de políticas públicas e parceira estratégica do estado brasileiro.