Controladoria do Município abrirá 100 vagas de auditor

Será o primeiro concurso do órgão para a carreira de auditor municipal de controle interno, que requer nível superior

Fernando Cezar Alves   Publicado em 09/01/2014, às 17h01

A Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM) realizará, no decorrer de 2014, seu primeiro concurso para a carreira de auditor municipal de controle interno, que será criada por meio de projeto de lei. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla), a prefeitura está finalizando os estudos relativos à criação do cargo e o projeto de lei será encaminhado em breve à Câmara Municipal.  Assim que criada a carreira serão iniciados os preparativos para a realização do concurso.

A carreira contará com uma oferta de 100 vagas, todas destinadas para o concurso.  Para concorrer será necessário possuir curso de nível superior, com ênfase nas áreas de Saúde, Engenharia e Informática. A remuneração inicial da categoria será de aproximadamente R$  13 mil.

ESTUDE PARA A CGM - CLIQUE AQUI

Segundo declarações do prefeito Fernando Haddad em novembro, o objetivo  da criação do novo cargo será fortalecer o trabalho da CGM no combate à corrupção. Após aprovação no concurso, os servidores serão submetidos a um curso de formação  profissional, que será realizado por meio de um termo de cooperação firmado entre a prefeitura e a Controladoria Geral da União (CGU).

Segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura, a CGM conta atualmente com 80 servidores, oriundos das antigas ouvidoria, corregedoria e auditoria municipal. Com a criação de 100 vagas para auditor, além de ampliar o quadro de servidores do órgão, a prefeitura pretende propiciar maior isonomia ao trabalho e garantir a permanência da controladoria, independente de mudança na atual gestão.

A CGM, em parceria com a Polícia Civil e o Ministério Público Estadual, foi responsável pela prisão de 11 servidores acusados de envolvimento em casos de corrupção no decorrer de 2013. De acordo com o controlador Mário Vinícius Spinelli, responsável pela CGM, com a realização do concurso, a Controladoria ganhará um quadro de pessoal com perfil distinto do que possui atualmente, uma vez que boa parte dos servidores não é composta de concursados e nem mesmo de auditores. Atualmente, segundo ele, a auditoria é feita por contadores da prefeitura. Por isto considera indispensável  a criação de uma carreira especializada de auditores.    

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.