O novo concurso CGM RJ (Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro) contará com ofertas para cargos de técnico de controle interno e contador
Patricia Lavezzo | redacao@jcconcursos.com.br Publicado em 15/07/2022, às 10h55 - Atualizado às 11h01
Boa notícia para o concurso CGM RJ (Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro): a banca organizadora está definida. A dispensa de licitação foi publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira, dia 15 de julho.
De acordo com o documento, a banca organizadora escolhida é a Fundação Getúlio Vargas – FGV. Ela será responsável por todas as etapas do processo de seleção, desde as inscrições e aplicação das provas, até a divulgação do resultado final.
Confira, abaixo, o documento:
Com a oficialização da banca organizadora, o edital já pode ser publicado.
Conforme previsto no termo de referência da Prefeitura do Rio de Janeiro, o concurso CGM RJ contará com vagas para os cargos de técnico de controle interno e contador.
As carreiras exigem formação de nível superior. Ainda não foram revelados o número de vagas e as remunerações iniciais oferecidas, mas já se sabe que os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva.
Ainda, de acordo com o termo de referência, a previsão é de que 40 mil inscritos participem deste novo concurso público, sendo 30 mil para o cargo de técnico de controle interno e 10 mil para contador.
O último concurso da Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro ocorreu em 2015 e contou com 53 vagas para cargos de níveis médio e superior.
Do total de ofertas, 39 foram destinadas a função de ensino médio de auxiliar de controladoria. Para nível superior foram cinco vagas para contador e nove para técnico de controle interno.
Os candidatos que concorreram aos cargos de nível superior foram avaliados por meio de prova objetiva, composta pelas seguintes áreas de conhecimento:
+ O JC Concurso disponibiliza mais informações sobre o processo de seleção na página do concurso CGM RJ.
concursos publicos concursos 2024 concursos rj (rio de janeiro) provas anterioresO Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.