Concurso CGU: edital com 375 vagas sai ainda este ano

O concurso CGU (Controladoria Geral da União) contará com 375 vagas, sendo 300 para o cargo de auditor fiscal de finanças e controle e 75 para técnico de finanças e controle

Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br   Publicado em 04/08/2021, às 13h32 - Atualizado às 14h10

Google Maps

Cresce a expectativa pela publicação do edital do novo concurso CGU (Controladoria Geral da União), autorizado em 27 de julho pelo Ministério da Economia. O processo segue de elaboração interna e, em breve, deverá ser anunciado o nome da banca responsável pela aplicação das provas, tendo em vista que o próprio ministro da CGU, Wagner Rosário, confirmou, por meio de publicação nas redes sociais, que a intenção é iniciar o certame ainda em 2021. De qualquer forma, o aval do Ministério da Economia concede um prazo de seis meses para o início da seleção, ou seja, até 27 de janeiro.

O concurso contará com uma oferta de 375 vagas, sendo 300 para o cargo de auditor fiscal de finanças e controle e 75 para técnico de finanças e controle. O cargo de técnico, é destinado a quem possui ensino médio, com inicial de R$ 7.283,31. Para nível superior, a carreira de auditor conta com iniciais de R$ 19.197,06.

De acordo com o último levantamento funcional, a real necessidade da CGU é bem superior ao total solicitado. O órgão conta com 3.146 vagas em aberto para estas carreiras, sendo 1.681 para técnicos e 1.465 para auditores.

Concurso CGU: saiba como foi a última seleção

O último concurso CGU ocorreu em 2012, quando foram oferecidas 250 vagas para o cargo de analista de finanças e controle.

A seleção foi destinada para as seguintes áreas de atuação: administrativa (18 vagas), correição (12), comunicação social (4), auditoria e fiscalização - infraestrutura (22), auditoria e fiscalização - geral (118), TI - sistemas (32), TI - infraestrutura (14) e prevenção e ouvidoria (30).

A lotação foi no Distrito Federal e estados de Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.

A seleção contou com provas objetivas de conhecimentos básicos, conhecimentos específicos e conhecimentos especializados

A parte de conhecimentos básicos contou com temas sobre língua portuguesa (20), administração pública (5), língua inglesa ou espanhola (5) e raciocínio lógico, quantitativo e analítico (5).

Em conhecimentos específicos, direito constitucional (10), direito administrativo (10) e AFO (10)

Já em conhecimentos especializados, o total variou de acordo com o cargo.

 

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores

Leia também

Concurso Banco do Brasil: Inscrições serão recebidas até sábado (07)
Concurso Caixa: novo edital para 1.000 vagas deve sair no próximo mês
Concurso TCU: avançam preparativos para novo edital e banca deve ser anunciada
Concurso INSS: presidente prevê edital antes das eleições 2022
Concurso Receita Federal: edital previsto para setembro