Concurso CGU: "ano que vem vamos ter um concurso", afirma ministro

O concurso CGU (Controladoria Geral da União) conta com pedido de 375 vagas, sendo 300 para o cargo de auditor fiscal de finanças e controle e 75 para técnico de finanças e controle

Patricia Lavezzo   Publicado em 05/07/2021, às 09h19 - Atualizado às 09h24

EBC

O concurso CGU (Controladoria Geral da União) está mais próximo de ocorrer! Em entrevista à TV Brasil, do Governo Federal, o ministro Wagner Rosário voltou a afirmar que o concurso CGU ocorrerá em 2022 para recuperar número de servidores.

“A CGU tem um corpo técnico bastante qualificado, servidores bastante preparados. Temos perto de 1.900 servidores. É um número pequeno para a realidade brasileira, graças a Deus, ano que vem vamos ter um concurso para tentar recuperar um pouco da quantidade de servidores”, disse o ministro.

O pedido de autorização já tramita internamente no Ministério da Economia. A agilidade com que vem passando pelos setores internos reforça a possiblidade de novo certame para contratação de pessoal até o próximo ano.

O pedido é para o preenchimento de 375 vagas, sendo 300 para o cargo de auditor fiscal de finanças e controle e 75 para técnico de finanças e controle.

No caso de técnico, para concorrer é necessário apenas ensino médio, com inicial de R$ 7.283,31. Para nível superior, a carreira de auditor conta com iniciais de R$ 19.197,06.

De acordo com o último levantamento funcional, a real necessidade da CGU é bem superior ao total solicitado. O órgão conta com 3.146 vagas em aberto para estas carreiras, sendo 1.681 para técnicos e 1.465 para auditores.

Concurso CGU: saiba como foi a última seleção

O último concurso CGU ocorreu em 2012, quando foram oferecidas 250 vagas para o cargo de analista de finanças e controle.

A seleção foi destinada para as seguintes áreas de atuação: administrativa (18 vagas), correição (12), comunicação social (4), auditoria e fiscalização - infraestrutura (22), auditoria e fiscalização - geral (118), TI - sistemas (32), TI - infraestrutura (14) e prevenção e ouvidoria (30).

A lotação foi no Distrito Federal e estados de Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.

A seleção contou com provas objetivas de conhecimentos básicos, conhecimentos específicos e conhecimentos especializados

A parte de conhecimentos básicos contou com temas sobre língua portuguesa (20), administração pública (5), língua inglesa ou espanhola (5) e raciocínio lógico, quantitativo e analítico (5).

Em conhecimentos específicos, direito constitucional (10), direito administrativo (10) e AFO (10)

Já em conhecimentos especializados, o total variou de acordo com o cargo.

concursos publicos concursos 2023 concursos federais

Leia também

Concurso Fundação PB Saúde: sai edital com 4,4 mil vagas; veja detalhes
Concurso TJ MG: Consulplan é definida banca organizadora
Concurso CRT 1 abre inscrições para 395 vagas em 8 estados e no DF
Concurso PGE AL: edital para procurador sai até o dia 16 de julho
Concurso do Banco do Brasil: prepare-se com as provas do edital anterior