O concurso CGU (Controladoria Geral da União) contará com 375 vagas, sendo 300 para o cargo de auditor fiscal de finanças e controle e 75 para técnico de finanças e controle
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 28/07/2021, às 08h07 - Atualizado às 14h35
A publicação do edital do novo concurso CGU (Controladoria Geral da União), autorizado na última terça-feira, 27 de julho, deve ocorrer ainda neste semestre, ou seja, no mais tardar, até dezembro. A confirmação é do próprio ministro Wagner Rosário, por meio de suas redes sociais. Desta forma, a seleção deve ter início antes do prazo estipulado pela autorização do Ministério da Economia, que seria de seis meses, considerando até janeiro de 2022. Novas informações devem ser confirmadas em breve.
Uma vez autorizado, o próximo passo é formar a comissão organizadora e definir o nome da banca responsável pela aplicação das provas. Após estes procedimentos poderá ser anunciada a data precisa de publicação do edital de abertura de inscrições.
Ao todo serão oferecidas 375 vagas, sendo 300 para o cargo de auditor fiscal de finanças e controle e 75 para técnico de finanças e controle. No caso de técnico, para concorrer é necessário apenas ensino médio, com inicial de R$ 7.283,31. Para nível superior, a carreira de auditor conta com iniciais de R$ 19.197,06.
De acordo com o último levantamento funcional, a real necessidade da CGU é bem superior ao total solicitado. O órgão conta com 3.146 vagas em aberto para estas carreiras, sendo 1.681 para técnicos e 1.465 para auditores.
O último concurso CGU ocorreu em 2012, quando foram oferecidas 250 vagas para o cargo de analista de finanças e controle.
A seleção foi destinada para as seguintes áreas de atuação: administrativa (18 vagas), correição (12), comunicação social (4), auditoria e fiscalização - infraestrutura (22), auditoria e fiscalização - geral (118), TI - sistemas (32), TI - infraestrutura (14) e prevenção e ouvidoria (30).
A lotação foi no Distrito Federal e estados de Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.
A seleção contou com provas objetivas de conhecimentos básicos, conhecimentos específicos e conhecimentos especializados
A parte de conhecimentos básicos contou com temas sobre língua portuguesa (20), administração pública (5), língua inglesa ou espanhola (5) e raciocínio lógico, quantitativo e analítico (5).
Em conhecimentos específicos, direito constitucional (10), direito administrativo (10) e AFO (10)
Já em conhecimentos especializados, o total variou de acordo com o cargo.
concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores