O concurso CGU (Controladoria Geral da União) contará com 375 vagas, sendo 300 para o cargo de auditor fiscal de finanças e controle e 75 para técnico de finanças e controle
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 27/07/2021, às 07h00 - Atualizado às 14h06
Ótima notícia para quem pretende ingressar no funcionalismo público. Acontece que foi publicada, nesta terça-feira, no diário oficial da União, a autorização para o novo concurso CGU (Controladoria Geral da União). O certame abrangerá 375 vagas, que corresponde ao total solicitado ao Ministério da Economia, conforme já havia sido anunciado recentemente pelo o ministro da Controladoria Geral da União, Wagner Rosário.
Do total de oportunidades, 300 são para o cargo de auditor fiscal de finanças e controle e 75 para técnico de finanças e controle.No caso de técnico, para concorrer é necessário apenas ensino médio, com inicial de R$ 7.283,31. Para nível superior, a carreira de auditor conta com iniciais de R$ 19.197,06. De acordo com a autorização governamental, o prazo para a publicação do edital será de seis meses, ou seja, até janeiro de 2022.
De acordo com o último levantamento funcional, a real necessidade da CGU é bem superior ao total solicitado. O órgão conta com 3.146 vagas em aberto para estas carreiras, sendo 1.681 para técnicos e 1.465 para auditores.
PORTARIA SEDGG/ME Nº 8.949, DE 26 DE JULHO DE 2021
O SECRETÁRIO ESPECIAL DE DESBUROCRATIZAÇÃO, GESTÃO E GOVERNO DIGITAL DO MINISTÉRIO DA ECONOMIA, tendo em vista o disposto no Decreto nº 9.739, de 28 de março de 2019, e, no uso de suas atribuições, considerando a delegação de competência prevista no inciso VI do art. 27 da Portaria ME nº 406, de 8 de dezembro de 2020, resolve:
Art. 1º Autorizar a realização de concurso público para o provimento de 375 (trezentos e setenta e cinco) cargos do quadro de pessoal da Controladoria-Geral da União, conforme detalhado no Anexo.
Art. 2º O provimento dos cargos a que se refere o art. 1º dependerá de prévia autorização do Ministério da Economia, e está condicionado:
I - à existência de vagas na data de publicação do edital de abertura de inscrições para o concurso público;
II - à autorização em anexo próprio da Lei Orçamentária Anual, nos termos do § 1º do art. 169 da Constituição Federal, e à observação das restrições impostas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias; e
III - à declaração do ordenador de despesa responsável, quando do provimento dos cargos, sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.
Art. 3º A responsabilidade pela realização do concurso será da Controladoria-Geral da União, a quem caberá editar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos necessários, de acordo com as disposições do Decreto nº 9.739, de 28 de março de 2019.
Art. 4º O prazo para a publicação do edital de abertura do concurso público será de seis meses, contado a partir da publicação desta Portaria.
Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
CAIO MARIO PAES DE ANDRADE
ANEXO I
Cargo Escolaridade Vagas
Auditor Federal de Finanças e Controle Nível Superior 300
Técnico Federal de Finanças e Controle Nível Intermediário 75
Total 375
O último concurso CGU ocorreu em 2012, quando foram oferecidas 250 vagas para o cargo de analista de finanças e controle.
A seleção foi destinada para as seguintes áreas de atuação: administrativa (18 vagas), correição (12), comunicação social (4), auditoria e fiscalização - infraestrutura (22), auditoria e fiscalização - geral (118), TI - sistemas (32), TI - infraestrutura (14) e prevenção e ouvidoria (30).
A lotação foi no Distrito Federal e estados de Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.
A seleção contou com provas objetivas de conhecimentos básicos, conhecimentos específicos e conhecimentos especializados
A parte de conhecimentos básicos contou com temas sobre língua portuguesa (20), administração pública (5), língua inglesa ou espanhola (5) e raciocínio lógico, quantitativo e analítico (5).
Em conhecimentos específicos, direito constitucional (10), direito administrativo (10) e AFO (10)
Já em conhecimentos especializados, o total variou de acordo com o cargo.
concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores