As inscrições do concurso da Companhia Ituana de Saneamento - CIS serão recebidas até o dia 14 de fevereiro de 2019
Patricia Lavezzo Publicado em 04/02/2019, às 13h42
No Estado de São Paulo, a Companhia Ituana de Saneamento - CIS abriu as inscrições do concurso que preencherá cinco vagas para a função de técnico em operação de tratamento.
Para ingressar na carreira é necessário possuir ensino médio completo, curso técnico em química ou meio ambiente e registro no respectivo órgão de classe. O salário inicial é de R$ 1.668,56 para jornada de trabalho semanal de 40 horas.
Entre as atribuições do cargo, estão: verificar regularmente o funcionamento das bombas, fazendo as anotações devidas, tais como amperagem, pressão manométrica, voltagem, manutenção a executar e executada, nível do rio e demais que possam garantir o bom funcionamento e o desempenho da função; verificar regularmente o funcionamento da válvula de anti-golpe; desligar os motores e fechar os registros de recalque, após solicitação de parada das bombas; anotar em livro e impresso próprio qualquer ocorrência do período; executar tarefas, tais como lavagem dos filtros, ligar e desligar as ETAs, regular a vazão, escovar as bombas e controlar as ETAs, no transporte de bombonas e cilindros de produtos químicos; conferir periodicamente a dosagem de produtos químicos utilizada no tratamento e abastecer os dosadores, quando necessário; organizar, transportar e separar os produtos químicos para uso, verificando o consumo, bem como suprir as necessidades dos mesmos; efetuar o desentupimento de tubulações de produtos químicos, e outros serviços pertinentes a ETA; supervisionar e colaborar com os colegas, bem como orientar o operador de recalque para ligar e desligar as bombas; operar e verificar regularmente o funcionamento dos equipamentos e medidores; verificar regularmente o processo e os dosadores de produtos químicos, fazendo as devidas anotações e modificações que possam garantir o bom funcionamento do sistema; executar a operação de liga e desliga do sistema de tratamento, regulando o funcionamento do sistema; efetuar a troca de cilindros de cloro, bem como ligando e regulando o sistema, para que garanta a dosagem pré-estabelecida; realizar as manobras das estações e filtros, bem como proceder periodicamente às lavagens dos filtros; entre outras.
As inscrições serão recebidas até o dia 14 de fevereiro de 2019, exclusivamente pela internet, através do site www.integribrasil.com.br. O valor da taxa de participação é de R$ 35.
Os candidatos serão avaliados por meio de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa, dez de matemática, cinco de informática e dez de conhecimentos específicos e legislação.
O exame será aplicado no município de Itu/SP no dia 17 de março de 2019, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser publicado em momento oportuno.