Concurso CNMP: definida banca organizadora; edital em dezembro

Concurso CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) será para cargos com exigências de níveis médio e superior

Fernando Cezar Alves   Publicado em 29/11/2022, às 13h16 - Atualizado às 14h12

Concurso CNMP: sede do CNMP : DIvulgação

O novo concurso CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) já conta com banca organizadora definida. A escolhida é o Cebraspe, conforme decidido na Sessão Ordinária do órgão desta terça-feira, 29 de novembro, por unanimidade. Com isto, os próximos passos são a confirmação, por meio de publicação no diário oficial, o que deve ocorrer nos próximos dias, bem como a assinatura do contrato. Somente então poderá ser confirmada a data precisa de publicação do edital. De qualquer forma, a liberação segue prevista para ocorrer em dezembro. Novas informações devem ser confirmadas em breve.

É importante lembrar que, no último dia 11, o CNMP publicou a portaria 332, do presidennte do CNMP, Antônio Augusto Brandão Aras, que trata dos critérios que serão adotados para a realização das provas. O documento altera o artigo 1 da portaria 211, de 18 de novembro de 2014, confirmando que "a seleção para os cargos de analista e técnico administrativo poderá ser composta de provas objetivas e dissertativas, à critério da administração". O documento anterior era categórico neste sentido: "o concurso público para provimento dos cargos de Analista e Técnico Administrativo do CNMP será composto de provas objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório", sem qualquer discricionaridade.

O CNMP deve oferecer 23 vagas no concurso, sendo 14 de técnicos, com exigência de ensino médio, e 9 de analistas, de nível superior, com remunerações iniciais de R$ 7.080,21 para os técnicos e R$ 12.455,30 para analistas.

A divulgação dos resultados está prevista para ocorrer em maio de 2023, de acordo com informações divulgadas no plenário do dia 11.

Saiba como foi a última seleção

O último concurso CNMP foi realizado em 2014, sendo organizado pela Fundação Carlos Chagas. A oferta foi de 87 vagas, para técnicos e analistas.

Para os técnicos, as oportunidades foram para as seguintes áraes:

No caso dos analistas, para as seguintes áreas :

 

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores