O concurso do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) contará com 9 vagas imediatas e cadastros, de níveis médio e superior
Fernando Cezar Alves Publicado em 15/12/2022, às 09h59 - Atualizado às 14h10
O edital do novo concurso CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) pode ser publicado a qualquer momento. A seleção já conta, inclusive, com contrato assinado com a banca organizadora, desde o último dia 9 de dezembro. A escolhida é o Cebraspe. O documento de assinatura do contrato foi divulgado pelo Conselho, antecipando a distribuição de vagas por cargos. Os interessados devem ficar atentos.
Embora inicialmente a previsão do concurso CNMP fosse de 23 vagas, o documento confirma um quantitativo de apenas nove oportunidades para preenchimento imediato, sendo seis para técnicos, com exigência de ensino médio, e três para analistas, de nível superior. As remunerações iniciais são de R$ 7.591,37 para e R$ 12.455,30 para analistas.
No caso de técnicos, de ensino médio, a distribuição é a seguinte:
Para analistas, de nível superior:
A expectativa é de que, mesmo com uma oferta inicial menor, todas as 23 vagas inicialmente previstas sejam preenchidas durante o prazo de validade, tendo em vista que correspondem ao total de oportunidades em aberto, da seguinte forma:
Vale lembrar que, em novembro, foi publicada a portaria 332, do presidente do CNMP, Antônio Augusto Brandão Aras, que trata dos critérios que serão adotados para a realização das provas.
O documento altera o artigo 1 da portaria 211, de 18 de novembro de 2014, confirmando que "a seleção para os cargos de analista e técnico administrativo poderá ser composta de provas objetivas e dissertativas, à critério da administração". O documento anterior era categórico neste sentido: "o concurso público para provimento dos cargos de analista e técnico administrativo do CNMP será composto de provas objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório", sem qualquer discricionaridade.
O último concurso CNMP foi realizado em 2014, sendo organizado pela Fundação Carlos Chagas. A oferta foi de 87 vagas para técnicos e analistas.
Para os técnicos, as oportunidades foram para as áreas de administração e segurança institucional. No caso dos analistas, as chances foram para as seguintes áreas: