O concurso do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) contará com 9 vagas imediatas e cadastros, de níveis médio e superior
Fernando Cezar Alves Publicado em 30/12/2022, às 08h02
O edital do novo concurso CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) segue em fase de ajustes finais. A publicação estava prevista para ocorrer ainda em dezembro. Porém, isto acabou não se concretizando. Desta forma, a expectativa é de que a liberação ocorra nos primeiros dias de janeiro. Os últimos acertos estão sendo feitos em conjunto com a banca organizadora, que será o Cebraspe.
O CNMP deve oferecer nove vagas para preenchimento imediato, sendo seis para técnicos, com exigência de ensino médio, e três para analistas, de nível superior. As remunerações iniciais são de R$ 7.591,37 para e R$ 12.455,30 para analistas.
No caso de técnicos, de ensino médio, a distribuição é a seguinte:
Para analistas, de nível superior:
A expectativa é de que, durante o prazo de validade sejam preenchidas 23 vagas, que correspondem ao total de vagas em aberto, da seguinte forma:
O Congresso Nacional aprovou, no último dia 21, o projeto de lei 2442/2022, que prevê reajustes para o Ministério Público da União (MPU) e CNMP. O texto agora segue para sanção da presidência da república. As melhorias salariais já devem ser consideradas para os aprovados no próximo certame.
Os reajustes serão escalonados da seguinte forma:
O último concurso CNMP foi realizado em 2014, sendo organizado pela Fundação Carlos Chagas. A oferta foi de 87 vagas para técnicos e analistas.
Para os técnicos, as oportunidades foram para as áreas de administração e segurança institucional. No caso dos analistas, as chances foram para as seguintes áreas: