Concurso CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) será para cargos com exigências de níveis médio e superior
Fernando Cezar Alves Publicado em 13/10/2022, às 07h53 - Atualizado às 14h11
O edital do novo concurso CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) deve ser publicado já em dezembro. O certame foi oficialmente autorizado na última quarta-feira, 11 de outubro, pelo procurador-geral da república, Augusto Aras, no plenário do órgão. No entanto, os preparativos já haviam sido iniciados mesmo antes da oficialização. Em 12 de setembro, Aras havia publicado a portaria 283, que estipulava um prazo de 30 dias para que a comissão, formada em 9 de setembro, concluísse os estudos técnicos para atestar a viabilidade da seleção. Novas informações devem ser divulgadas em breve.
Ao todo, o CNMP deve oferecer 23 vagas, sendo 14 de técnicos, com exigência de ensino médio, e 9 de analistas, de nível superior. "O último concurso venceu em 2019 e, desde então, o órgão não mais proveu cargos efetivos", disse Aras, no último dia 11. "É um quantitativo relevante, considerando-se o número total de cargos no órgão", ressaltou. As remunerações iniciais são de R$ 7.080,21 para os técnicos e R$ 12.455,30 para analistas.
Com isto, o próximo passo é a definição do nome da banca organizadora, que deve ser anunciada no decorrer das próximas semanas. Somente após a assinatura do contrato com a empresa poderá ser confirmada a data precisa de início da seleção.
A divulgação dos resultados está prevista para ocorrer em maio de 2023, de acordo com informações divulgadas no plenário da última quarta-feira.
O último concurso CNMP foi realizaado em 2014, sendo organizado pela Fundação Carlos Chagas. A oferta foi de 87 vagas, para técnicos e analistas.
Para os técnicos, as oportunidades foram para as seguintes áraes:
No caso dos analistas, para as seguintes áreas :