Concurso CNMP: portaria altera critérios para realização das provas

Concurso CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) será para cargos com exigências de níveis médio e superior

Fernando Cezar Alves   Publicado em 11/11/2022, às 07h54 - Atualizado às 13h18

Concurso CNMP: sede do CNMP : DIvulgação

O novo concurso CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) segue em fase de elaboração. Mais um passo neste sentido ocorreu nesta sexta-feira, 11 de novembro, com a publicação, no diário oficial da União, da portaria 332, do presidennte do CNMP, Antônio Augusto Brandão Aras, que trata dos critérios que serão adotados para a realização das provas. O documento altera o artigo 1 da portaria 211, de 18 de novembro de 2014, confirmando que "a seleção para os cargos de analista e técnico administrativo poderá ser composta de provas objetivas e dissertativas, à critério da administração".

A nova publicação dá maior liberdade ao órgão, uma vez que o documento anterior tratava o tema de forma mais categórica: "o concurso público para provimento dos cargos de Analista e Técnico Administrativo do CNMP será composto de provas objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório", sem qualquer discricionaridade. Vale ressaltar, que o concurso CNMP já está em fase de escolha da banca organizadora, desde o final de outubro.  Somente após a assinatura do contrato com a empresa poderá ser confirmada a data precisa de início da seleção. De qualquer forma, a intenção é divulgar o edital até meados de dezembro.  

O CNMP deve oferecer 23 vagas no concurso, sendo 14 de técnicos, com exigência de ensino médio, e 9 de analistas, de nível superior, com remunerações iniciais de R$ 7.080,21 para os técnicos e R$ 12.455,30 para analistas.

A divulgação dos resultados está prevista para ocorrer em maio de 2023, de acordo com informações divulgadas no plenário do dia 11,

Concurso CNMP: veja publicação oficial

PORTARIA CNMP-PRESI N° 332, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2022

Altera o art. 1º da Portaria CNMP-PRESI nos 211 de 18 de novembro de 2014, que regulamenta os critérios para o concurso público de provimento dos cargos de Analista e Técnico Administrativo do CNMP.

O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO, no uso das atribuições que lhe conferem o art. 130-A da Constituição da República de 1988, e o art. 12, XIV do Regimento Interno do Conselho Nacional do Ministério Público, nos autos do Processo Administrativo n° 19.00.1000.0007637/2022-72, resolve:

Art. 1º O art. 1º da Portaria CNMP-PRESI nº 211 de 18 de novembro de 2014, publicada no Diário Oficial da União, Seção 1, edição de 19 de novembro de 2014, passa a vigorar com a seguinte alteração:

"Art. 1° O concurso público para provimento dos cargos de Analista e Técnico Administrativo do CNMP poderá ser composto de provas objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, a critério da Administração." (NR)

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

ANTÔNIO AUGUSTO BRANDÃO DE ARAS

Saiba como foi a última seleção

O último concurso CNMP foi realizado em 2014, sendo organizado pela Fundação Carlos Chagas. A oferta foi de 87 vagas, para técnicos e analistas.

Para os técnicos, as oportunidades foram para as seguintes áraes:

No caso dos analistas, para as seguintes áreas :

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores