Novo pedido de concurso CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) é para o cargo de analista em ciência e tecnologia
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 25/06/2020, às 10h30 - Atualizado às 15h13
Um novo concurso CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) está em pauta. Acontece que o órgão confirmou o envio de novo pedido de autorização para o Ministério da Economia, com o objetivo de preencher 112 vagas para o cargo de analista em ciência e tecnologia. O pedido foi encaminhado dentro do prazo estipulado pelo governo federal, ou seja, até 31 de maio, para que possa ser considerado no orçamento federal de 2021. Desta forma, caso o órgão receba um parecer positivo, o edital poderá ser divulgado até meados do próximo ano. A remuneração inicial ainda será confirmada. Novas informações poderão ser confirmadas em breve.
As atribuições da carreira são as seguintes: analisar, desenvolver, coordenar, orientar, executar, acompanhar, avaliar ou divulgar estudos, programas, planos, projetos, sistemas e correlatos, nas áreas de gestão, planejamento e infraestrutura em ciência e tecnologia, bem como realizar atividades inerentes à área de administração.
O último concurso CNPq ocorreu em 2010, quando foram oferecidas 95 vagas, sendo 46 para analista e 49 para assistente I. A remuneração do cargo, na época, foi de R$ 4.549,63, com jornada de trabalho de 40 horas semanais. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cespe/UnB, atual Cebraspe.
A seleção foi composta de 120 questões objetivas, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos, além de prova dissertativa e análise de títulos.
Conhecimentos básicos contou com temas sobre língua portuguesa, conhecimentos de informática, atualidades, língua inglesa e língua espanhola.
concursos concursos 2023 concursos federais provas anteriores