Organizadora ainda apura número total de inscritos

O concurso irá preencher 9.190 vagas. Na seleção do ano passado, 1.064.209 candidatos se inscreveram para concorrer 6.565 chances

Redação   Publicado em 11/04/2011, às 09h24

O período de inscrições do concurso que irá preencher 9.190 oportunidades na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos terminou no último dia 7. Por se tratar de uma seleção que costuma atrair milhares de candidatos, o JC&E entrou em contato com a assessoria de imprensa do Cespe/UnB, organizador do processo seletivo, para saber quantas inscrições foram registradas, mas a empresa comunicou que não divulga números parciais.

A assessoria de imprensa dos Correios, por sua vez, revelou uma informação que contextualiza o posicionamento da organizadora: as taxas de inscrição poderão ser pagas até 13 de abril (quarta-feira), portanto, ainda não há como ter um número fechado de inscritos no concurso.

Este ano, a exemplo dos anteriores, a concorrência promete ser grande. Para se ter uma ideia, em 2010, a seleção que ofereceu 6.565 vagas atraiu 1.064.209 candidatos. O cargo de carteiro foi o mais disputado, com 561.546 interessados.

No processo seletivo que encerrou as inscrições na última semana, estão em disputa 5.060 postos de carteiro, 2.272 de atendente e 1.014 de operador de triagem e transbordo – com exigência de nível médio; e 796 chances de analista de correios e 48 para profissionais de medicina e segurança do trabalho – cujos requisitos são os níveis técnico e superior. De acordo com o edital do concurso, todos os participantes enfrentarão uma prova objetiva com 50 questões de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. Os exames estão previstos para o dia 15 de maio.

Flávio Fernandes/SP

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Sobre Correios

Os Correios tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663, com a criação do Correio-Mor no Rio de Janeiro, então capital da Colônia. Em 1931 o decreto 20.859, de 26 de dezembro de 1931 funde a Diretoria Geral dos Correios com a Repartição Geral dos Telégrafos e cria o Departamento dos Correios e Telégrafos. A ECT foi criada a 20 de março de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações mediante a transformação da autarquia federal que era, então, Departamento de Correios e Telégrafos (DCT). Nos anos que se seguiram, vários serviços foram sendo incorporados ao portfólio da empresa.

Além dos tradicionais serviços de cartas, malotes, selos e telegramas, entre os novos serviços podem ser destacados os pertencentes à família Sedex, serviço de encomendas expressas. Impulsionados pelas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais, os Correios iniciaram em 2011 um profundo processo de modernização. Com a sanção da Lei 12.490/11, a empresa teve seu campo de atuação ampliado e foi dotada de ferramentas modernas de gestão corporativa para enfrentar a concorrência. Com a nova lei, os Correios podem atuar no exterior e nos segmentos postais de serviços eletrônicos, financeiros e de logística integrada; constituir subsidiárias, adquirir controle ou participação acionária em empresas já estabelecidas e firmar parcerias comerciais que agreguem valor a sua marca e a sua rede de atendimento.

Ao todo são mais de cem produtos e serviços oferecidos pela maior empregadora do Brasil (no início de 2008 com mais de 109 mil empregados próprios, além dos terceirizados), sendo a única empresa a estar presente em todos os municípios do país, com uma vasta rede de unidades próprias e franqueadas. Diversos dos produtos e serviços da ECT podem ainda ser adquiridos pela internet.

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