Concurso Correios: saiba mais sobre nova seleção de atendente comercial

Concurso Correios pode ser realizado em breve para a carreira de atendente, que conta com exigência de ensino médio para ingresso

Fernando Cezar Alves   Publicado em 29/01/2025, às 13h33

Concurso Correios: centro de distribuição dos correios: Divulgação

Um novo concurso Correios está em pauta para ser realizado ainda em 2025, para a carreira de atendente comercial. A confirmação foi feita no último dia 25 de janeiro, pelo superintendente dos Correios no Distrito Federal, Paulo Henrique. Embora ainda não exista uma definição de quando o edital poderá ser efetivamente publicado, os interessados já podem saber um pouco mais sobre a carreira.  

No concurso Correios, para concorrer ao cargo de atendente comercial é necessário possuir apenas ensino médio, com remuneração inicial de R$ 2.689,25, com jornada de 44 horas semanais.

Além disso, os aprovados contarão com diversos benefícios:

Concurso Correios: veja atribuições do cargo

Saiba como foi a última seleção

O último concurso Correios para a carreira de atendente comercial ocorreu em 2011, quando foram oferecidas 2.272 vagas. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cebraspe ainda como Cespe/UnB

A prova foi composta de uma prova objetiva, com 60 questões, da seguinte forma:

concursos concursos federais concursos 2025 provas anteriores

Sobre Correios

Os Correios tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663, com a criação do Correio-Mor no Rio de Janeiro, então capital da Colônia. Em 1931 o decreto 20.859, de 26 de dezembro de 1931 funde a Diretoria Geral dos Correios com a Repartição Geral dos Telégrafos e cria o Departamento dos Correios e Telégrafos. A ECT foi criada a 20 de março de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações mediante a transformação da autarquia federal que era, então, Departamento de Correios e Telégrafos (DCT). Nos anos que se seguiram, vários serviços foram sendo incorporados ao portfólio da empresa.

Além dos tradicionais serviços de cartas, malotes, selos e telegramas, entre os novos serviços podem ser destacados os pertencentes à família Sedex, serviço de encomendas expressas. Impulsionados pelas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais, os Correios iniciaram em 2011 um profundo processo de modernização. Com a sanção da Lei 12.490/11, a empresa teve seu campo de atuação ampliado e foi dotada de ferramentas modernas de gestão corporativa para enfrentar a concorrência. Com a nova lei, os Correios podem atuar no exterior e nos segmentos postais de serviços eletrônicos, financeiros e de logística integrada; constituir subsidiárias, adquirir controle ou participação acionária em empresas já estabelecidas e firmar parcerias comerciais que agreguem valor a sua marca e a sua rede de atendimento.

Ao todo são mais de cem produtos e serviços oferecidos pela maior empregadora do Brasil (no início de 2008 com mais de 109 mil empregados próprios, além dos terceirizados), sendo a única empresa a estar presente em todos os municípios do país, com uma vasta rede de unidades próprias e franqueadas. Diversos dos produtos e serviços da ECT podem ainda ser adquiridos pela internet.

Processo seletivo Natura está com inscrições abertas

Stellantis, Heineken, Seara, dentre outros! Confira os principais processos seletivos desta sexta

PIS/Pasep: consulta ao benefício será disponibilizada no início da semana; veja como fazer