Podem concorrer candidatos com ensino médio, médio/técnico e superior. As inscrições terminam no dia 10 de agosto
Vinicius Martins Publicado em 30/07/2014, às 11h44
No Mato Grosso do Sul, a cerca de 429 km da capital, a Prefeitura de Corumbá realiza concurso para contratar 369 profissionais da saúde.
Candidatos com ensino médio completo podem escolher entre as funções de auxiliar de consultório dentário e técnico de serviços de saúde I e II. Aqueles que finalizaram o médio/técnico estão aptos aos postos de técnico de laboratório, técnico de radiologia e técnico de enfermagem.
Já os profissionais com ensino superior podem almejar as carreiras de assistente social, auditor de serviços de saúde, biólogo, cirurgião dentista, enfermeiro, farmacêutico, fiscal de vigilância sanitária, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, gestor de serviços de saúde, médico anestesiologista, médico gastrenterologista, médico ginecologista/obstetra, médico hematologista, médico infectologista, médico nefrologista, médico neurologista, médico neuropediatra, médico oftalmologista, médico oncologista, médico ortopedista, médico otorrinolaringologista, médico especialista em patologia, médico pediatra, médico pneumologista, psiquiatra, médico radiologista, médico reumatologista, médico especialista em saúde do trabalhador, médico ultrassonografista, médico plantonista, psicólogo e psicopedagogo.
Com jornadas semanais de 20 horas a 40 horas, os salários variam de R$ 906,97 a 6.000.
As inscrições acontecem até o dia 10 de agosto pelo endereço eletrônico da Fapec (www.fapec.org/corumba), organizadora do concurso. As taxas custam R$ 80 (médio) e R$ 120 (superior).
Com duração de quatro horas, as provas escritas serão aplicadas no dia 24 de agosto. Ao todo, serão 50 questões sobre língua portuguesa, matemática, conhecimentos específicos e conhecimentos gerais.
Além disso, todos os candidatos às funções de nível superior passarão pela avaliação de títulos, que será realizada, também, no dia 24 de agosto, no período vespertino.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.