Concurso CPTM SP (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) conta com previsão de novos editais para níveis fundamental, médio e superior
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 19/02/2022, às 10h13 - Atualizado às 14h12
O concurso CPTM SP (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos de São Paulo) já conta com nova banca organizadora definida. A escolhida é o Instituto Universal de Desenvolvimento Social (Iuds), que apresentou a melhor proposta e já teve sua documentação aprovada pela comissão responsável pelo processo de licitação, de acordo com decisão divulgada na tarde da última sexta-feira, 18 de fevereiro. Novas informações devem ser confirmadas em breve.
Porém, assim que anunciado o nome da empresa vencedora, três outras empresas participantes apresentaram recursos, que estão sendo analisados pela comissão. Agora o pregoeiro está analisando a motivação dos recursos e, caso aceitos, os impetrantes deverão apresentar memoriais no prazo de três dias úteis, com igual prazo para os demais participantes apresentarem contrarazões.
As empresas que apresentaram questionamentos contra a decisão são as seguintes:
De acordo com o cronograma de gestão de prazos, os memoriais deverão ser apresentados pela empresas impetrantes até a próxima quarta-feira, dia 23 de fevereiro. As contrarazões devem ser apresentadas no período de 24 de fevereiro a 2 de março. Após esta data poderá ser divulgado o resultado da análise dos recursos, oficializando ou não a contratação da empresa escolhida.
O concurso CPTM SP para provimento de vagas para diversos cargos, de níveis fundamental, médio e superior. Porém, de acordo com o projeto básico, nem todos serão oferecidos de uma só vez, mas por meio de divulgação de diversos certames, de acordo com as necessidades e condições orçamentárias da companhia.
De acordo com o edital de licitação, após a assinatura do contrato com a empresa, a expectativa é de que todos os certames sejam realizados dentro do prazo de validade da contratação, que será de até 30 meses, com possibilidade de prorrogação.
A expectativa é de que o concurso registre um total de 142.078 inscritos, distribuídos da seguinte forma:
As etapas do Concurso CPTM SP compreendem:
De acordo com o edital da licitação, após o início de cada concurso, a expectativa é de que todos os procedimentos sejam realizados de um prazo de 100 dias.
O últio concurso CPTM SP ocorreu em 2018, para o cargo de maquinista. O certame ainda se encontra em prazo de validade, uma vez que foi prorrogado até 5 de junho de 2022. Na ocasião, a oferta foi de apenas uma vaga imediata, além de formar cadastro reserva de pessoal.
Antes deste, o concuso anterior da CPTM ocorreu em 2017, quando foram oferecidas oito vagas imediatas para cargos de ensino fundamental e médio, com iniciais de até R$ 4.179,02. A banca, na ocasião, foi a RBO Concursos. Neste caso, a validade do certame já está encerrada, com possibilidade de nova oferta para os cargos na nova seleção.
No caso de ensino fundamental, a oferta foi de uma vaga para o cargo de agente de manutenção de via, com inicial de R$ 1.866,04, com jornada de 40 horas semanais.
Para ensino médio, as oportunidades foram para as carreiras de agente de manutenção civil nas áreas de pedreiro e encanador, ambos com inicial de R$ 2.166,94; agente de manutenção metalúrgico - soldador (com inicial de R$ 2.515,10); agente de serviços de operação (R$ 2.554,58), oficial de manutenção elétrica - eletricista e oficial de manutenção mecânica - mecânico (R$ 2.954,12) e técnico de manutenção , projetos e obras - modalidade técnico em edificações ou construção civil (R$ 4.179,02).
Na ocasião, o certame contou com nada menos do que 102.207 inscritos, distribuídos da seguinte forma:
Para todos os cargos, exceto para técnico em manutenção, a prova contou com 50 questões objetivas, da seguinte forma:
No caso de técnico em manutenção:
concursos concursos 2024 concursos sp (são paulo) provas anteriores
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) tem hoje 270 Km de linhas e 94 estações operacionais, atende 23 municípios e se apresenta como a melhor alternativa para atenuar o problema da mobilidade na Região Metropolitana de São Paulo promovendo constantemente obras de melhoria e modernização do sistema ferroviário por ela administrado.